As imagens de satélite apresentadas no material mostram pontos de captação de água, sugerindo que o reservatório estaria sendo utilizado para abastecer criatórios na região
Um vídeo publicado pela imprensa no litoral reacendeu a preocupação sobre o acelerado processo de seca da Lagoa do Portinho, um dos principais cartões-postais do litoral piauiense. As imagens de satélite apresentadas no material mostram pontos de captação de água, sugerindo que o reservatório estaria sendo utilizado para abastecer criatórios na região — possivelmente de piscicultura ou carcinicultura.
Moradores relatam ainda que bombas hidráulicas, popularmente
conhecidas como “bomba sapo”, estariam sendo usadas para retirar água da
lagoa com diferentes finalidades, incluindo o uso em propriedades rurais, como
a lavagem de chiqueiros e outras atividades.
A gravidade da situação cresce porque a lagoa enfrenta um período prolongado de estiagem, com mais de um ano sem chuvas significativas. A combinação entre o clima seco e a retirada irregular de água tem provocado uma redução acelerada no volume da lagoa, lembrando o episódio de cerca de dez anos atrás, quando o Portinho chegou a secar completamente.
Diante desse quadro, aumenta a cobrança para que as Secretarias de
Meio Ambiente, tanto do município quanto do estado, além do Ministério Público,
adotem medidas urgentes. A expectativa é que haja fiscalização,
responsabilização e ações efetivas para impedir práticas que possam configurar
crime ambiental.
A Lagoa do Portinho é um patrimônio natural, cultural e turístico do
Piauí — e sua preservação é motivo de grande preocupação para moradores,
ambientalistas e autoridades.
Diante desse quadro, aumenta a cobrança para que as Secretarias de Meio
Ambiente, tanto do município quanto do estado, além do Ministério Público
Por: Orlando Portela
Portal Click Parnaíba



Nenhum comentário:
Postar um comentário