sexta-feira, outubro 03, 2025

Obra no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba, garante correto tratamento de esgoto

A Águas do Piauí concluiu, nesta quarta-feira (01), uma extensão de 120 metros da rede coletora de esgoto no bairro Mendonça Clarck, região central de Parnaíba. A obra, executada na Rua Luiz Correia, no trecho entre a Rua José Ribamar de Lima e João Emílio Falcão Costa, garante que o esgoto produzido no entorno passe a receber o devido tratamento para que retorne ao meio ambiente sem risco de contaminação.

“Em conversa com o prefeito de Parnaíba, ele nos informou sobre a situação deste trecho do bairro Mendonça Clarck que, desde sua fundação em data bem anterior ao início de nossa operação na cidade, não contava com rede coletora de esgoto. Essa situação trazia diversos transtornos à população e ao meio ambiente. Então, deslocamos nossas equipes para fazer o estudo da área e executar o serviço o mais rápido possível”, explica Célio Damásio, gerente da Regional Litoral da Águas do Piauí.

Desde que a concessionária assumiu a operação dos sistemas de água e esgoto de Parnaíba, em 16 de maio deste ano, já foram executadas mais de 9 mil ações, entre rotineiras e estruturantes. Estas intervenções garantiram um aumento de 50% na distribuição de água, pois o volume de água tratada passou de 600 mil m³ por hora para 900 mil m³ por hora. A captação de água também teve incremento, da ordem de 9 milhões de litros por hora, saindo de 34 milhões de litros por hora quando a concessionária recebeu o sistema para 43 milhões de litros por hora após as melhorias implementadas pela empresa.

“Nos primeiros 100 dias da nossa atuação em Parnaíba, focamos nossos esforços em ampliar a oferta e distribuição de água de qualidade à população. Inclusive, passamos pelo período de alta temporada, das férias de julho, sem grandes impactos no abastecimento. Este resultado reflete a eficácia das ações adotadas de forma planejada e antecipada para o período, que incluiu a troca e ampliação do conjunto de bombas da captação e instalação de reservas, instalação de geradores e reativação de reservatórios com capacidade para armazenar cerca de quatro milhões de litros de água. E vamos avançar ainda mais, agora nos dedicando também às melhorias e ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade”, conclui Célio Damásio.

Nenhum comentário: