terça-feira, agosto 26, 2025

Capacitação fortalece ações de vigilância na criação de camarão no Piauí

O coordenador do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), médico veterinário Janilson Lima

O coordenador do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), médico veterinário Janilson Lima, participou, entre os dias 18 e 22 deste mês, da capacitação em vigilância de doenças de crustáceos de cultivo, coleta e remessa de material para diagnóstico oficial. O curso foi realizado na Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), em Brasília (DF).

O curso abordou temas relevantes para a fiscalização da criação de crustáceos, incluindo aspectos biológicos, trânsito, fatores de risco para ocorrência de pragas, atualização da legislação, principais doenças e seus diagnósticos. A programação contou ainda com visita técnica e aulas práticas, ministradas por especialistas da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiás (LFDA-GO).

O treinamento teve como objetivo capacitar técnicos dos órgãos estaduais de defesa agropecuária para o manejo de doenças de notificação obrigatória, tanto virais quanto bacterianas, que afetam a carcinicultura brasileira. Dessa forma, busca-se garantir maior agilidade na identificação dessas enfermidades e contribuir para a redução dos prejuízos aos produtores.

“A partir de agora, iremos fortalecer a vigilância e o controle de trânsito dos produtores de camarão, intensificando a fiscalização desses estabelecimentos e aprimorando o controle da comercialização de pós-larvas, tanto dentro quanto fora do Piauí”, destacou Janilson Lima.

Atualmente, a Adapi possui 12 carciniculturas cadastradas, localizadas no litoral piauiense, nos municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia e Parnaíba. Entre elas, há uma unidade de produção de formas jovens destinada à comercialização de camarões para engorda em diversos estados do Nordeste.

Fonte: Secom Piauí

Nenhum comentário: