quarta-feira, julho 23, 2025

Missão Veículos na Praia 2025 reforça proteção no litoral piauiense

Operação foi criada para coibir o tráfego irregular de veículos nas praias do litoral do Piauí, especialmente em áreas ambientalmente sensíveis.

(Foto: Ascom Semarh)
Durante os últimos cinco dias, uma equipe de auditores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental de Parnaíba, realizou fiscalizações nas praias do Coqueiro, Maramar e Atalaia, em Luís Correia, e em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia.

A ação faz parte da Missão Veículos na Praia 2025, operação criada para coibir o tráfego irregular de veículos nas praias do litoral do Piauí, especialmente em áreas ambientalmente sensíveis.

(Foto: Ascom Semarh)

As ações envolveram atividades de conscientização e educação ambiental, por meio de conversas com os frequentadores das praias e da distribuição de panfletos informativos sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros e da biota marinha.

Um dos focos da operação foi a proteção dos ninhos de tartarugas marinhas, uma vez que as praias do litoral piauiense estão localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba. Para isso, as equipes realizaram a sinalização e o isolamento das áreas de desova, além de promoverem o monitoramento noturno das praias, a fim de garantir que os filhotes de tartaruga pudessem eclodir e chegar ao mar com segurança.

Além das ações educativas, a fiscalização também orientou os proprietários de veículos a removerem imediatamente seus automóveis das faixas de areia. Caso permaneçam no local ou sejam reincidentes, os condutores podem ser autuados e multados, conforme previsto no Decreto Federal nº 6.514/08 e no Plano de Manejo da APA Delta do Parnaíba.

“Durante esse período do ano, é comum o tráfego de veículos nas praias ocorrer sem o devido respeito às normas ambientais. Isso representa um grande risco à fauna, especialmente às tartarugas marinhas, que estão em período reprodutivo. Por isso, a Semarh identificou a necessidade de intensificar a fiscalização e as ações educativas no litoral, unindo esforços para proteger nossos ecossistemas mais sensíveis”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo.

(Foto: Ascom Semarh)

Nenhum comentário: