terça-feira, abril 16, 2024

Criança que morava no HEDA em Parnaíba morre aos 6 anos


A pequena Laila Vitória, conhecida por sua batalha pela vida, morreu nesta segunda-feira (15), aos 6 anos, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA),  localizado em Parnaíba. Ela nasceu prematura e com anoxia (falta de oxigênio), em 2018, e desde seu nascimento foi submetida a cuidados em tempo integral na unidade de saúde, que acabou se tornando sua casa.

Por conta da condição, a criança enfrentava algumas dificuldades nas tarefas do dia a dia. Durante os seis anos em que esteve internada no HEDA, Laila Vitória fazia uso de ventilação mecânica para respirar e sonda para se alimentar, além de receber cuidados diários prestados pela equipe multidisciplinar que acompanhava seu caso

Desde o nascimento, Laila sempre esteve entre as paredes do hospital, mas foi em dezembro de 2023, aos 5 anos, que ela saiu pela primeira vez, ocasião em que conheceu os irmãos, tios, primos e a avó, durante um passeio na Praça

Terra Santa, situada em Parnaíba.


Uma atividade que parece tão comum para as crianças, se tornou algo mágico e emocionante para a criança e toda sua família. Especialmente porque os familiares de Laila moram na cidade de Cocal, a 82 km de Parnaíba. Para acompanhar a filha, a mãe da criança a visitava todas às segundas, quartas e sextas-feiras no HEDA.

Nota de pesar

Em nota, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) lamentou a morte da menina, a quem chamou de “valente guerreira”. Além disso, a unidade também prestou apoio aos familiares de Laila Vitória.

Confira a nota completa

Hoje nos despedimos não apenas de uma criança, mas de um ser especial que trouxe luz e felicidade a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Que suas memórias nos consolem neste momento de profunda tristeza.

É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da nossa valente guerreira Laila Vitória, após seis anos de uma batalha incansável. Uma criança que lutou com determinação. Suas memórias continuarão sempre conosco.

Nossos corações estão com a família e amigos neste momento de tristeza. Que eles possam encontrar conforto e paz durante este período difícil. Saibam que estão em nossos pensamentos e orações. Descanse em paz, querida, Laila Vitória.

Laila nasceu prematura e com anoxia (falta de oxigênio), em janeiro de 2018, e dependia de ventilação mecânica para respirar, sonda para se alimentar e dos cuidados diários de uma equipe multidisciplinar. Portanto, desde o seu nascimento, o HEDA- Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, foi a sua casa.

Fonte: GP1

Nenhum comentário: