sábado, março 23, 2024

Moradores de Parnaíba denunciam despejo de dejetos em aterro sanitário

A principal queixa da população que mora nas proximidades, é a poluição atmosférica, os insetos e fumaças que advêm do aterro sanitário.

Em Parnaíba, no litoral do Piauí, os moradores do bairro José Estevão, denunciaram que empresas limpadoras de fossas estão despejando dejetos na região de lixão, que fica nas proximidades do conjunto.

Segundo relato de populares, o problema do descarte irregular persiste há anos, e em vídeos nas redes sociais, é possível ver um caminhão lançando o material no terreno, que fica a céu aberto. As imagens são de Gleytownei Miranda.

Leia também: 2º Lote de ingressos é lançado no valor de 25 reais para final do Piauiense 2024

O delegado da 2ª Seccional de Parnaíba, Aysllan Magalhães, contou em entrevista à TV Clube, que a polícia recebe denúncias dos moradores há cerca de um mês, e que a principal queixa da população que mora nas proximidades, é a poluição atmosférica, os insetos e fumaças que advêm do aterro sanitário.

“Aqui a gente tem esse problema, que é a questão do despejo de resíduos sólidos por parte dessas empresas limpadoras de fossa, diretamente no solo, o que agrava mais a situação aqui” disse.

Ainda conforme o delegado, o inquérito policial foi instaurado e uma perícia criminal foi requisitada para saber a dimensão do dano ambiental, que pode apresentar não somente um risco para a população, como também ao lençol freático, entre outros crimes patrimoniais.

A Polícia Civil já ouviu três empresas, e elas relataram que foi orientação da prefeitura que o descarte dos resíduos fosse feito diretamente nessa área de aterro sanitário. Cabe ressaltar que o Ministério Público se reuniu com a Prefeitura de Parnaíba em 2022, estipulando um prazo para que a Prefeitura regularizasse o terreno para onde fosse despejado esses dejetos de forma correta.

Portal ClubeNews | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: