segunda-feira, fevereiro 05, 2024

Parnaíba: Zé Filho não é mais pré-candidato no “grupo esperança”

Político não compareceu à última reunião do grupo no sábado (3); cinco nomes seguem colocados no bloco.

Ex-governador Zé Filho
O ex-governador Zé Filho não está mais entre os pré-candidatos a prefeito de Parnaíba do chamado "grupo esperança", que se opõe à pré-candidatura do deputado estadual Dr. Hélio (MDB), nome apoiado pelo Palácio de Karnak. Zé Filho não participou da última reunião do bloco no sábado (3).

A informação foi obtida pela coluna junto a outros integrantes do grupo que foram à reunião. Com a saída de Zé Filho do páreo, permanecem como pré-candidatos o ex-prefeito Zé Hamilton Castelo Branco, o jornalista Hilder Monção, o ex-deputado estadual Tererê e os vereadores André Neves e Ricardo Veras.

Juliana Falcão e Zé Filho

Embora não seja mais pré-candidato, Zé Filho segue apoiando o "grupo esperança" e mantém, pelo menos até agora, o acordo de estar no palanque daquele que for escolhido para disputar a Prefeitura de Parnaíba. "Ele saiu da pré-candidatura, mas continua no grupo nos apoiando", disse fonte da coluna.

Nos últimos dias, Zé Filho chegou a expor a intenção de colocar a ex-deputada estadual Juliana Falcão como nome indicado por ele junto ao grupo. A ideia não agradou. O entendimento é que o cabeça de chapa e o vice têm que ser um dos seis nomes – agora cinco – do grupo.

Leia tambémChamado para conduzir o rebanho de Cristo em Parnaíba, diz Bispo Dom Edivalter durante posse

Conforme apurado pela coluna, o acertado internamente é que nenhum dos membros poderá fazer indicações de aliados, irmãos, esposa, sobrinhos ou qualquer outro parente. A chapa tem, obrigatoriamente, que ser composta por dois nomes que estão entre os atuais pré-candidatos a prefeito.

No momento, dois favoritos

Zé Hamilton e Hilder Monção

Atualmente, os dois favoritos do "grupo esperança" para formarem a chapa são Zé Hamilton e Hilder Monção, que apresentam melhor desempenho nas pesquisas. Zé Hamilton é um líder inconteste em Parnaíba, já foi prefeito três vezes, deputado estadual e é bastante respeitado em toda a Planície Litorânea.

Por outro lado, Hilder Monção é um nome novo na política, não pertence a famílias tradicionais e surpreendeu pelos números que alcançou até aqui em pesquisas.

Mas, tem um porém.

Grupo Esperança
A coluna apurou que um fator favorece Hilder Monção em relação a Zé Hamilton.

A questão é a seguinte: dos membros do grupo esperança, quase todos votaram e se dizem aliados do governador do Piauí Rafael Fonteles (PT). Apenas Zé Hamilton não votou no petista nas eleições de 2022 e não integra a base de políticos ligados ao gestor estadual.

Existe uma espécie de entendimento entre alguns membros do grupo de que Zé Hamilton não é o nome ideal para ser cabeça de chapa, já que ele é adversário de Rafael. Embora se oponham à précandidatura de Dr. Hélio, os que são aliados do governador não querem passar a ideia de que estão confrontado o gestor estadual.

Desse modo, avaliam que o cabeça deve ser quem votou em Rafael. Nesse caso, a Zé Hamilton caberia a vaga de vice e não a cabeça.

Muita água pra rolar

Dr. Hélio governador Rafael Fonteles
A expectativa é que haja uma definição da chapa depois do Carnaval. De hoje até lá, muitas águas vão rolar. Vale lembrar que o governador Rafael Fonteles quer mesmo é unificar sua base em torno de nome de Dr. Hélio e, no que ele puder, ainda tentará demover os aliados que resistem ao nome do deputado.

Por Gustavo Almeida\ lupa1 | Edição:  Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: