quinta-feira, julho 13, 2023

Passeio pelo Delta do Parnaíba leva ao encontro do rio com o oceano Atlântico na divisa do Piauí com Maranhão

Além da divisão de águas, a Norte e Sul, contemplamos também a divisa dos estados: a Oeste, a Ilha dos Poldros e o início do território do Maranhão. A Leste, a Praia do Pontal, os primeiros centímetros de Piauí.

Depois de cruzar cerca de 12 quilômetros no labirinto das ilhas do Delta, as equipes do programa Vim te Mostrar nas Férias e do g1 Piauí “desaguaram” com o rio Parnaíba no Oceano Atlântico. O ponto de encontro das águas salgadas e doces é bem marcado: uma linha que divide o rio do mar.

Além da divisão de águas, a norte e Sul, contemplamos também a divisa dos estados: à oeste, a Ilha dos Poldros e o início do território do Maranhão. A leste, a Praia do Pontal, os primeiros centímetros de Piauí.

Segundo o piloto da nossa lancha, o guia Ciel Araújo, esse encontro é, na verdade, como uma disputa de “cabo de guerra”: se a maré está alta, a água do mar avança para dentro do território do rio. Quando a maré baixa, acontece o contrário: o rio que invade o oceano.

“Quando chove no alto do rio, também acontece de a água descer com muita força, e vem arrastando até animais com ele”, disse Ciel.

É o que garantem os pescadores Raimundo Nonato e Gaspar, tio e sobrinho, moradores do povoado Canárias. “Quando o rio está forte, a gente vê aqui na praia até capivaras, cutias, tatus…”, disse Gaspar.

Delta do Parnaíba tem natureza preservada

Encontramos os dois pescadores na Praia do Pontal, o limite oeste do litoral piauiense. A praia é parte do Delta e território preservado. Aqui, o que encontramos é uma praia quase completamente deserta, habitada apenas por andorinhas e os carcarás.

A visitação na região é permitida apenas pelos motoristas de buggys da região, já que não é permitido o trânsito de veículos comuns pela praia. Todo o litoral do Piauí é área de desova de tartarugas marinhas, e a proibição visa proteger os ninhos.

Delta do Parnaíba: onde o rio encontra o oceano

Nenhum comentário: