quarta-feira, março 22, 2023

URGENTE: Filho do presidente do TJ-PI é atingido por tiro em Parnaíba e está em estado grave

André de Almeida Sousa

O filho do desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, advogado André de Almeida Sousa, foi atingido por um disparo por arma de fogo na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, na madrugada desta quarta-feira (22). 

A informação foi confirmada pelo Tribunal, que através de nota ressaltou que ele está internado e em estado grave e acompanhado pela equipe do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

O quadro do advogado é considerado estável e a família tenta a transferência para Teresina.

O Cidadeverde.com apurou que o disparo ocorreu durante a madrugada quando André de Almeida Sousa estava em um bar bastante frequentado na Avenida São Sebastião, em frente a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

A Polícia Civil investiga as circunstâncias e faz buscas pelo suspeito de ter efetuado o disparo.

Confira a nota do TJ:

NOTA À IMPRENSA

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) informa que na madrugada desta quarta-feira (22), o filho do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o advogado André de Almeida Sousa, foi atingido por um disparo por arma de fogo na cidade de Parnaíba, encontra-se internado, em estado grave e acompanhado pela equipe do Hospital Regional da cidade.


Atualizada às 10h30

O advogado André de Almeida Sousa, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, está sendo transferido neste momento de Parnaíba para Teresina. André levou um tiro no olho durante discussão na madrugada de hoje (22) em um bar na avenida São Sebastião, no litoral do estado.

ASSISTA AO VÍDEO:

Devido seu estado de saúde não foi possível fazer a transferência via Samu aéreo e o advogado está vindo de ambulância. Ele estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Em Teresina, ele será atendido no Hospital Universitário.

A Polícia Civil investiga a circunstância do crime. Segundo apurou o Cidadeverde.com seu quadro estabilizou e por isso fazem a transferência. 

Atualizada às 14h30

O advogado André de Almeida Sousa, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, chegou por volta das 14h no Hospital Universitário (HU) em Teresina. André levou um tiro no olho durante discussão na madrugada de hoje (22) em um bar na avenida São Sebastião, em Parnaíba, no litoral do estado.

Segundo o diretor do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio, a transferência aconteceu sem intercorrências em uma ambulância com suporte de unidade intensiva. Após chegar no HU, o filho do presidente do TJ passou por uma avaliação realizada por corpo clínico de médicos e também foi submetido a uma tomografia.

Os profissionais do HU optaram por submeter o advogado a uma cirurgia, que será realizada na tarde de hoje por cirurgião neurologista e cirurgião plástico.

O diretor do HU, médico Paulo Márcio, informou que o quadro do advogado é grave e que ele será atendido por uma equipe multidisciplinar, formada neurocirurgiões, cirurgião bucomaxilofacial, oftamologistas e médicos de UTI. "A informação que a gente tem é a do relatório médico. A situação é crítica, mas o paciente, nesse momento, está estável, do ponto de vista cardíaco e de pressão. O dano provocado pela lesão, ao que se descreve, é um dano intenso e severo", destacou.

O diretor do HU ainda justificou o motivo da transferência não ter sido feita via Samu aéreo, mas através de ambulância. "A via de transporte terrestre é a via em caso de traumatismo craniano agudo. Apesar do Samu do estado do Piauí ter muita habilidade para transporte áereo, o Samu terrestre também", explicou.

O filho do presidente do Tribunal de Justiça estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.

Atualizada às 20h

A cirurgia no advogado André de Almeida Sousa, que levou um tiro no olho, foi bem-sucedida, segundo os médicos Maurício Giraldi e Paulo Márcio do Hospital Universitário. André de Almeida, que é filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, foi baleado durante discussão em um bar na cidade de Parnaíba. Ele chegou a ser atendido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), mas depois foi transferido de ambulância para o HU em Teresina.

“O paciente chegou estável, mas com lesões graves no crânio e face. Foi prontamente atendido por uma equipe de vários especialistas neurocirurgião, cirurgião de face, oftalmologista que indicaram a cirurgia de urgência que foi concluído agora e foi um sucesso”, disse o superintendente do Hospital Universitário, Paulo Márcio.

Sobre possíveis sequelas na visão do advogado, Paulo Márcio disse que só será avaliado depois.

“A informação que temos é que qualquer possível sequela não é o momento para tratar agora. O momento é da vida e estamos festejando salvar a vida dele no hospital”, disse Paulo Márcio.

O gerente de Atenção à Saúde do HU, Maurício Giraldi, que participou da cirurgia também comemorou o resultado.

“O ferimento por arma de fogo sempre são cirurgias delicadas, complexas, mas ocorreu tudo bem. Foram três equipes de neuro, oftalmo, buco maxilo e os anestesistas. A primeira etapa é preservar a vida e a partir de amanhã começa as avaliações se há possibilidade ou não de qualquer tipo de sequela”, disse Maurício Giraldi

Equipes da Polícia no local do crime

Aguarde mais informações

Rebeca Lima / redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: