domingo, janeiro 29, 2023

Fortes chuvas em Parnaíba ameaçam desabar casarios antigos na região do centro histórico

As fortes chuvas das últimas semanas em Parnaíba, além de causarem grandes transtornos como a queda de energia elétrica, alagamentos em vários pontos, desativação de semáforos e precariedade no transporte público, agora ameaçam também velhos casarios na região do centro histórico.

Na região do Complexo do Porto das Barcas, onde está localizado o Museu do Mar e a Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, lojas de artesanato, empresas de turismo e de outras atividades, o antigo prédio da empresa Franklin Veras, com quase 150 anos, está ameaçando desabar se as chuvas aumentarem nos próximos dias ou semanas.

Outro antigo armazém que apresenta riscos é o de uma empresa pertencente ao grupo Marc Jacob, do lado esquerdo do Porto das Barcas nas proximidades da rua Conde D’Eu e abaixo do Sobrado de Luiza Amélia de Queiroz Brandão. Mas este imóvel, depois de passar vários anos desativado e oferecendo riscos, agora está em obras.

Na praça da Mulher do Pote, próximo ao Mercado da Quarenta, o antigo edifício do Lactário Suzane Jacob está em ruínas e com muito lixo derramado,  mesmo assim vem servindo de ponto comercial para vendedores de frutas, legumes e lanches rápidos.

No escritório do IPHAN em Parnaíba, localizado no Casarão de Simplício Dias na avenida Presidente Getúlio Vargas e onde está a Superintendência de Cultura, ninguém foi encontrado para dar maiores esclarecimentos sobre providências que estariam sendo tomadas.

Por: Portal Correio do Norte \ Fotos: APM Notícias.

Nenhum comentário: