terça-feira, agosto 09, 2022

Em período de férias, Piauí registra aumento em casos de Covid na região do litoral

Após registrar uma baixa, a taxa de positividade para Covid-19 em exame RT-PCR realizados no LaboratórioCentral do Piauí (Lacen) voltou a subir na ultima semana epidemiológica.

Segundo levantamento feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fio Cruz, a taxa de positividade para o vírus no estado foi de 24,67% para 32,84% em sete dias, permanecendo como alta, de acordo com os escores definidos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), chamou atenção para o fato de que foram registrados novos casos do coronavírus, principalmente, na região da Planície Litorânea, que corresponde ao litoral piauiense.

A exemplo, média móvel de casos registrada na macroregião do litorial foi de pelo menos 172 casos no último dia do mê de julho. Para o pesquisador, essa crescente pode ter relação com o período de férias, que teve início no mês de julho, em que muitas pessoas costumam viajar para locais próximos à praia.

“Esse novo aumento pode ser explicado pelo período de férias, historicamente nesse período, muitas pessoas se deslocam para o litoral. Quando você olha para os territórios você tem uma redução na região Entre Rios (Teresina) e um aumento na região da planice Litorânea, do Rio Guaribas e da Serra da Capivara”, destacou.

Paula Sampaio

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: