quinta-feira, junho 30, 2022

URGENTE: Polícia Civil deflagra operação e prende servidores do Detran-Pi em Teresina

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a operação 'Hidra de Lerna', com objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes na comercialização de veículos e confecção de documentos falsos. O 13º Distrito Policial, responsável pelo inquérito, estipula que o prejuízo às vítimas chegue em torno de R$ 150 milhões somente no Piauí.

“O prejuízo em relação a este inquérito é em torno de 12 milhões de reais, mas nós acreditamos que só no estado do Piauí gire em torno de 140 a 150 milhões”, explica o delegado Odilo Sena, titular do 13º DP.

Até o momento, 14 pessoas já foram presas, incluindo dois servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), empresários e outros agentes públicos. Ao todo, foram expedidos 21 mandados de busca, apreensão e prisão temporária.

“Foram expedidos 21 mandados entre busca e apreensão e de prisão temporária. Essa é a sexta fase da operação, na verdade. As outras foram coisas pontuais, porque a gente não estava entendendo a situação e quando a gente se deu conta era esse alvoroço todo que causou um enorme prejuízo, tanto para a pessoa física, jurídica, como para o Detran”, explicou Odilo Sena.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo 13º Distrito Policial, com apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e outras unidades especializadas da Polícia Civil.

Segundo Odilo Sena, as investigações contra o esquema criminoso tiveram início em março do ano passado, após a Procuradoria Jurídica do Detran encaminhar informações e documentos sobre uma suspeita de fraudes na confecção de documentos de veículos, que muitas vezes sequer existiam. O delegado pontua que existem cerca de 100 pessoas envolvidas na organização criminosa, envolvendo diversas regiões do Brasil.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“Neste inquérito especificamente nós acreditamos que tem quase uma centena de pessoas envolvidas, envolvendo funcionários do Detran, servidores do Detran, envolve empresas ligadas ao Detran e envolve um cabedal de pessoas, de terceiros que por trás comandando toda a organização criminosa, tem gente evolvida de todo o lugar, de quase todo o Brasil", ressalta.          

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos veículos, incluindo carros de luxo, além de armas e relógios. Odilo Sena informa ainda  uma faixa de 200 a 400 veículos foram fraudados somente no Piauí.

Os presos da operação foram levados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), onde devem prestar depoimento. Na sequência, eles devem ser encaminhados para o sistema prisional.

Atualização ás 11hs:

Por meio de nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se manifestou sobre a operação policial e a prisão de servidores.

Confira a íntegra da nota:

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), informa que em decorrência da operação deflagada pela Polícia Civil denominada “Hidra de Lerna” esclarecemos que o Detran-PI não tem maiores informações acerca, tendo em vista que a investigação se encontra em sigilo.

Destacamos que, esta operação se iniciou no ano passado através de requerimentos expedidos pela Procuradoria do Detran-PI, no qual identificou a utilização de notas fiscais frias e foi repassado para as entidades policiais para apurar eventuais prejuízos cometidos ao Detran e ao governo do estado do Piauí.

O Detran-PI está sempre contribuindo com as autoridades policiais no encaminhamento de documentos para o seguimento desta operação. Eventuais esclarecimentos serão dados em entrevista coletiva pela delegacia geral.

Por Natanael Souza e Rebeca Lima

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: