sexta-feira, junho 10, 2022

O GRITADOR DE PARNAÍBA

O litoral piauiense fica ao norte do Piauí. Engloba quatro municípios: Parnaíba, Ilha Grande, Luíz Correia e Cajueiro da Praia. O maior deles é Parnaíba que, em número de habitantes, perde apenas para a capital do Piauí. 

É um município já bem antigo, de modo que a povoação no local remonta a tempos anteriores à Independência do Brasil.

As pessoas mais velhas de Parnaíba são quem contam a lenda do gritador. Há muitas explicações para a origem dessa assombração que passava as noites gritando nas ruas. 

A mais popular delas diz que seria uma alma condenada a vagar gritando em eterno sofrimento por ter sido amaldiçoado pelo pai em razão de ter assassinado a um irmão seu. assim teria de vagas pelas ruas gritando em expressão do seu sofrimento.

Há quem diga que, em seu suplício, carrega nas costas uma outra assombração, que tem as pernas nos ombros e a cabeça para baixo e, no caminho, passa o tempo inteiro mordendo os pés da entidade que grita, sendo esse o motivo de seus gritos.

Dizem que se algum curioso for olhar quem grita de perto, ele joga aos pés do curioso a entidade que traz nas costas, na tentativa de livrar-se de seu tormento. 


No entanto, nesse mesmo instante, a terra treme e a alma atormentadora volta às costas da alma atormentada como que por mágica, e a pessoa, vendo que uma não aflige, senão à outra, perde o medo da aparição.

Sua jornada se iniciava com um horrendo grito assustador pras bandas do Portinho. Em seguida, saía vagando correndo em desespero pela cidade com paradas e gritos pelas ruas do Catanduvas, Macacal, Campos, Tucuns e localidade Céu, na Ilha Grande de Santa Isabel, onde encerraria sua penitência diária, e, cansado, joga-se no chão, dando um grito horrendo, antes de desaparecer na escuridão noturna até a noite do dia seguinte, onde reiniciaria sua jornada amaldiçoada, partindo, de novo, do Portinho.

FONTE: Clique no link abaixo para saber mais

http://www.jornaldaparnaiba.com/2014/02/lendas-e-assombracoes-na-parnaiba.html

Nenhum comentário: