domingo, fevereiro 09, 2014

Lendas e assombrações na Parnaíba

A minha geração quando criança em PHB, vivenciei através dos contadores de “histórias de trancoso” muitas verdades e imaginações. Naquela época, nos idos anos 50, em família ou em casas da vizinhança, eram passadas aos mais jovens por uma pessoa de mais idade, estórias a respeito de fatos reais, lendas e assombrações que aconteceram e aconteciam na região da Parnaíba.

A nossa cidade possui um imenso acervo cultural que trata desses assuntos, e particularmente estou sabendo que a Escola de Samba “Império do Cais” estará apresentando no desfile carnavalesco deste ano 2014, um tema que fala de Assombrações Noturnas.

Para este escriba, amante de samba e carnaval, entendo que o grupo do velho bairro Tucuns, comandado pelo Cafuringa, acertou em cheio com a escolha do tema, visto que o mesmo, trata de coisa da Parnaíba dentro de um critério fantasioso e contagioso que é o que norteia a magia maravilhosa do Carnaval.

Acredito que dentre as assombrações que estarão sendo apresentadas pela Escola de Samba na Avenida São Sebastião, deverão estar “O gritador”, “A Porca do Dente de Ouro”, figuras bastante conhecidas no âmbito cultural de estórias contadas, como seguem:   

O GRITADOR

Ainda hoje permanece viva na memória das pessoas mais velhas da Parnaíba a lenda do gritador. É lendária e viva até hoje a existência dessa assombração nos bairros da cidade. Dentre muitas vertentes de sua existência, diz-se que o mesmo teria matado um irmão e fora “espraguejado” pelo pai, daí a sua penitência até hoje, fato verdadeiro para o amigo IA – comerciante no bairro Tucuns – que teria assistido recentemente a passagem do mesmo em sua residência no “Xeiramijo”.

Realmente a história “Iânica” coincide com outras que tenho ouvido ao longos dos tempos na nossa PHB, a qual, inicia-se com um grito assustador lá para as bandas do Portinho. Daí, ele continua sua trajetória ritual com paradas e gritos em determinadas ruas do Catanduvas, Macacal, Campos, Tucuns e localidade Céu, na Ilha Grande de Santa Isabel, onde em sua penitência, ele chega correndo, e cansado despeja no chão o corpo que traz nas costas e emite um grito assustador.

A PORCA DO DENTE DE OURO

Diz a lenda popular que em alta madrugada em noite de lua cheia, ouve-se os latidos forte dos cachorros. São gritos de porca e latido de cachorros. Logo ficamos arrepiados, sem coragem para abrir a porta, pois sabendo da história da “porca do dente de ouro” nem nos atrevemos a ficar com seu dente para enriquecer-nos mais rápido, pois o ouro sendo valioso seria fácil matar a porca e ficar rico, mas qual não é o segredo. Quem matar a porca fica com seu ouro, mas pode transformar-se em uma porca ainda maior, pois a lenda conta que uma linda jovem bateu em sua dedicada mãe, em um ataque histérico dando-lhe inclusive uma mordida no seio.   A mãe sendo espancada pela filha desejou que a filha se tornasse a   maior porca do mundo e não tivesse sossego na vida que vivesse atormentando os outros até aparecer alguém que lhe arrancasse sua enorme presa de ouro. E uma porca velha e muito grande. Suas Tetas arrastam no chão de tão grandes. Costuma passar correndo pelas ruas de Parnaíba fuçando e grunhindo. Do focinho sai-lhe um enorme “DENTE DE OURO”. Numa noite só é capaz de aterrorizar os moradores do Bairro Nova Parnaíba, do Tabuleiro, do Bairro São José, do Jardim das Acácias, do Bairro do Carmo, da Guarita, do Bebedouro etc. Ninguém conseguiu ver direito a imensa e horrível porca, uma assombração, uma pintura. Você Terá coragem?

PHB, 08/02/2014 – Vic.
Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”
Edição do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: