terça-feira, janeiro 18, 2022

Em Parnaíba, Escola Roland Jacob adere ao programa nacional cívico-militar

A iniciativa é do Ministério da Educação Escola Municipal Roland Jacob em parceria com o Ministério de Defesa.

Escola Municipal Roland Jacob

A Escola Municipal Roland Jacob, localizada no município de Parnaíba, aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A iniciativa é do Ministério da Educação em parceria com o Ministério de Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógico e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, onde eles mesmos atuarão no apoio a gestão escolar e a gestão educacional.

As matriculas estão abertas (veja vídeo explicativo abaixo) entre os dias 10 e 27 de janeiro de 2022, no horário de 7h às 11h e de 13h às 17h na própria Escola Roland Jacob.

De acordo com a Secretária de Educação do município, Fátima Silveira, a escolha para o colégio Roland Jacob se deu pela localidade e viabilidade que a instituição se encontra. A Escola Municipal Professora Albertina Furtado Castelo Branco - CAIC estava entre as instituições selecionadas a aderir ao programa, mas por conta da infraestrutura inacabada não foi eleita.

O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as secretarias estaduais de Educação continuam responsáveis pelos currículos escolares, que é o mesmo das escolas civis. Os militares, que podem ser integrantes da Polícia Militar ou das Forças Armadas, atuam como monitores na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

Para participar do programa, as escolas devem ter entre 501 e mil matrículas nos anos finais do ensino fundamental e do médio, atender aos turnos matutino e/ou vespertino, ter alunos em situação de vulnerabilidade social e desempenho abaixo da média estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Diretora do Roland Jacob, Jaira Gardênia, fala de todos os detalhes, veja:


Por Eduardo Machado, In Foco.

Nenhum comentário: