sábado, março 27, 2021

Comissão apura pênaltis polêmicos no jogo entre River x PHB; 2 pênaltis em 2 min



A partida entre River e Parnahyba que aconteceu na última quarta-feira (24), no Albertão teve a arbitragem de Jardiel da Rocha como ponto central por conta de algumas. De acordo com o presidente da comissão de arbitragem do Piauí, José Steifel, todas as partidas do Campeonato Piauiense atualmente tem um analista de campo presente, é algo protocolar, e na próxima semana as analises dessa partida serão entregues a uma comissão.

“Em todos os jogos nós temos uma pessoa responsável pela análise da partida, de minuto a minuto jogo, que é o analista de campo. Isso é algo protocolar o nosso atualmente inclusive faz parte também da comissão da CBF”, explicou José Steifel, presidente da comissão de arbitragem do Piauí.

O jogo teve muito tumultuo, discussão e paralisações. Um dos lances que deve ser analisado serão os dois pênaltis marcados em 1min30seg a favor do River. No primeiro, batido por Zé Antônio o goleiro do Tubarão Yan faz defesa. O outro foi marcado segundos depois teve o jogador Allan na cobrança, Yan defende, mas dá o rebote e o próprio Allan marca na sobra. O lance está em análise no Comissão Estadual de Arbitragem do Piauí (CEAF-PI).


O presidente fez questão de explicar que a palavra punir não é correta e que dentro dessas situações em que o árbitro se equivoca na tomada de decisão ele normalmente passa por um período de reciclagem e fica afastado dos jogos oficiais nesse período, algo que pode acontecer com o árbitro Jardiel da Rocha caso confirmado os erros na partida. “As pessoas falam em punir, mas não é assim que a CBF trabalha. Se um jogador perde um pênalti ele não é punido ou multado, normalmente o clube treina para que ele não erre mais. Caso se percebe isso no caso do Jardiel ele vai passar por um processo de capacitação e deve ficar também sem apitar os jogos do Parnahyba”, acrescenta Steifel.


A equipe do Parnahyba alega ter se sentido lesada na partida e após o jogo alguns atletas lamentaram o ocorrido em campo. “Nossa sensação é que saímos muito prejudicados dentro de toda essa situação. Estávamos fazendo um jogo muito equilibrado com o River e conseguindo manter a proposta que o treinador nos passou e de repente fomos surpreendidos com aquela ação do arbitro", disse Caio Matias volante do PHB.

Apesar do tropeço dentro do Campeonato Piauiense o Parnahyba segue líder da competição com 11 pontos seguido de perto pelo River que com a vitória por 3 a 2 chegou aos 10 pontos na tabela. O Estadual terá um breve gancho sem jogos e as partidas válidas pela 6ª rodada irão acontece a partir do dia 3 de abril.

 

Pâmella Maranhão

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: