sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Para Ceará não perder cidades para o Piauí, deputado Eduardo Bismarck faz apelo à Carmen Lúcia

O deputado federal Eduardo Bismarck, do PDT
                               (Foto: divulgação)

O deputado federal cearense Eduardo Bismarck (PDT) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados e fez um apelo à ministra Carmen Lúcia para que Ceará não perca território para o Piauí.

“Não podemos migrar pessoas que são cearenses para o estado vizinho por uma decisão do Supremo. Faço um apelo à ministra Carmen Lúcia”, disse.

Com a vitória, no ano passado, do estado de Tocantins em ação semelhante, a disputa pelo território de seis municípios cearenses voltou a ganhar destaque nos últimos dias, por agora existir jurisprudência, e chegou a ser debatido na Assembleia Legislativa do Ceará, na última sexta-feira, 19.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a área afetada compreende cerca de 3 mil km², 1,9% do território cearense. Ao menos 244.712 pessoas poderiam deixar de ser cearenses.

Passariam a ser parte do território piauiense as seguintes cidades: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Poranga e São Benedito; outras cidades seriam afetadas: Crateús, Granja, Iporanga, Ipueiras, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Focos. Jor | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------