segunda-feira, janeiro 25, 2021

Vacinação : Nota da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias



VACINAÇÃO PRIORITÁRIA TAMBÉM PARA FARMACÊUTICOS E DEMAIS

COLABORADORES DAS FARMÁCIAS E DROGARIAS –

A FARMÁCIA É UM ESTABELECIMENTO ESSENCIAL À SAÚDE!

A Lei 13.021/2014 transformou a farmácia em uma unidade de prestação de serviços destinada à assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

Tal conceito está bastante evidenciado agora, durante a pandemia pelo COVID-19, onde Farmacêuticos e demais colaboradores da farmácia estão assumindo riscos e enfrentando desafios, para manter as farmácias abertas; não somente para a garantia da dispensação e fornecimento de medicamentos; também como colaboradores ativos em atividades de educação em saúde e prevenção ao novo Coronavírus, dispensação de medicamentos para síndromes respiratórias, realização de testes rápidos para a COVID-19 de forma complementar à rede de cuidado e atenção à saúde; aplicação de medicamentos injetáveis; aferição Pressão Arterial; dentre outros serviços.

Outrossim, é importante ressaltar que as farmácias, por serem estabelecimentos “essenciais àsaúde”, logo de “portas abertas” colocam seus farmacêuticos e demais colaboradores em um altopotencial de contaminação, uma vez que atendem toda a população sem exclusão. 

E da mesma forma, que outros ambientes de saúde, sofrem com a baixa de funcionários provocada pela COVID-19.

A Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias se SOLIDARIZA com os

gestores que reconhecem o “ESTABELECIMENTO DE SAÚDE FARMÁCIA” sem precisar de legislação ou fiscalização para isso. 

Por conseguinte, tudo com certeza é fruto do trabalho que desempenham seus profissionais, sempre dispostos a cumprir todas as missões justas que os desafiam.

A vacinação prioritária em farmácias (públicas e privadas) protege não só os farmacêuticos e demais funcionários destes estabelecimentos. Protege ainda, os pacientes/clientes, incluindo uma grande parte, cuidadores e idosos.

A PANDEMIA NOS DESAFIA EM TUDO, NÃO CONTROLAMOS ESSE VÍRUS AINDA, NEM O PÂNICO DAS PESSOAS, POR ISSO PRECISAMOS NOS UNIR NESTE MOMENTO E CONTAR COM APOIO DA POPULAÇÃO PARA NÃO PARARMOS.

FARMÁCIA É ESTABELECIMENTO ESSENCIAL À SAÚDE – VACINA JÁ PARA FARMACÊUTICOS E DEMAIS COLABORADORES DAS FARMÁCIAS.

Sueza Oliveira

Presidente da SBFFC Nacional

Em 25 de janeiro de 2021


Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------