terça-feira, janeiro 26, 2021

Cães no Piauí receberão coleiras repelentes contra o calazar

Coleiras devem ser entregues a partir de maior (Foto: Apipa)

Na primeira fase, as coleiras serão entregues nas cidades de Teresina, Antônio Almeida, Barras, Avelino Lopes, Pavussu, Lagoa do Piauí, São Pedro do Piauí, Bom Jesus, Curimatá e Morro Cabeça no Tempo. No momento, o centro de zoonoses de cada cidade faz o levantamento sobre a quantidade de cães.Cães no Piauí vão receber coleiras repelentes para o combate do mosquito-palha, transmissor da leishmaniose, doença conhecida popularmente como calazar. Os acessórios serão enviados pelo Ministério da Saúde e entregue à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que deve começar a distribuir aos municípios em maio.

“O Ministério adquiriu mais de um milhão de coleiras, que serão entregues em todos o país, hoje estamos no Piauí, para fazer este levantamento e no mês de maio iniciaremos a entrega”, explica o consultor do Ministério da Saúde, Lucas Edel.

O Bicharada apurou com a Sesapi que as coleiras serão colocadas em animais que têm tutores, bem como em cães que vivem nas ruas.

Leishmaniose:

Leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, considerado um parasita. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha e essa condição é considerada majoritariamente tropical, sendo mais comum em países de clima quente e úmido, como certas regiões do Brasil.

O uso da coleira repelente é a principal forma de evitar a proliferação, uma vez que mantém os animais sadios livres de uma eventual picada contaminada do inseto e os animais doentes, com a coleira, deixam de ser alvo do mosquito-palha, interrompendo a cadeia de transmissão.

O calazar não tem uma cura definitiva, mas pode ser tratado durante toda a vida do cão para aumentar sua longevidade.

Aberta  de segunda a sábado, das 07:00 ás 20:00

Fonte: Cidade Verde . com l Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: