terça-feira, dezembro 22, 2020

Sesapi adere ao plano de redução da mortalidade neonatal para 2021

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, assinou, nesta segunda-feira (21), o termo de adesão ao programa QualiNEO 2021, do Ministério da Saúde em parceria com Fundação Osvaldo Crus (FioCruz). Agora, quatro unidades do estado estão inseridas no programa, que visa diminuir a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido.

“Este programa é essencial para a redução da mortalidade neonatal. Temos enfatizado, ao longo da nossa gestão, a nossa convicção sobre a importância de alcançar os objetivos de organização e qualificação da atenção ao recém-nascido, para que nossos número de óbitos neonatais tenham uma queda ainda maior”, enfatiza o secretário.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa participa do programa desde 2017. Agora, fizeram adesão os centros obstétricos do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba e o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.

“O QualiNEO visa qualificar as práticas de atenção ao recém-nascido de risco, que integra as diversas ações voltadas à saúde da criança. Entre estas melhorias, destacam-se a redução da mortalidade neonatal (primeiros 28 dias de vida), casos de asfixia no nascimento e de infecções da corrente sanguínea associada a cateter, além do aumento na taxa de aleitamento materno”, explica a técnica da FioCruz, Lígia Ferraz.

O objetivo do programa é reunir as principais ações voltadas à saúde da criança, como Hospital Amigo da Criança, Método Canguru (atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso), Bancos de Leite Humano, qualificação e habilitação de leitos neonatais, Reanimação e Transporte Neonatal. Por meio de apoio técnico e capacitação de profissionais, será garantindo ao recém-nascido o melhor início de vida.

WhatsApp Image 2020 12 21 at 13.54.56 Sesapi adere ao plano de redução da mortalidade neonatal para 2021

Fonte: Governo PI

Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------