quinta-feira, dezembro 03, 2020

A eleição acabou. A eleição começou!

Termina a eleição para prefeitos e vereadores e começa a de governador, deputados e senadores.
Senador Ciro Nogueira (PP) e governador Wellington Dias (PT) lideram grupos políticos antagônicos.
Com a eleição de Teresina definida trazendo larga vantagem em favor de Dr: Pessoa, foi o último prefeito a ser eleito no Piauí´. Após o fim da eleição municipal as forças estaduais já começam a ser movimentar de olho nas eleições estaduais de 2022. Nesse aspecto há dois grupos postos: o grupo governista (liderado pelo governador Wellington Dias) e o de oposição (liderado pelo senador Ciro Nogueira). No primeiro turno, houve definição de 223 prefeitos (a) eleitos ou reeleitos. Apenas na capital possui 2° tuno.

Na segunda-feira pós-eleição, o Ciro Nogueira se postou como o “grande vencedor” das eleições municipais. O partido Progressistas presidido nacionalmente por Ciro Nogueira, fez 84 prefeituras; sem contar com a vitória de candidatos alinhados ao senador, como é o caso de Parnaíba que reelegeu o prefeito Mão Santa que é do DEM.

Só que o senador Marcelo Castro (MDB) trouxe outra perspectiva em relação ao resultado: relacionou a quantidade de votos que cada bloco recebeu. Fazendo a divisão dos blocos governo/oposição. Segundo os cálculos de Marcelo Castro os partidos do governo (MDB, PT, PSD) em relação aos partidos de oposição (Progressistas, PSDB, DEM) – Governo: 910 mil votos, oposição: 632 mil votos.

Claro que cada um vai apontar os pontos positivos que vão beneficiar o seu grupo político atual. Algumas variáveis também são apontadas nesse processo até 2022. É o caso do PT – que de fato perdeu prefeituras, mas em compensação teve um crescimento enorme em número de vereadores: em 2016 eram 198, em 2020 foram eleitos 310.

Vale apontar também a importância que a eleição da capital que possuía para as oposições. A derrota de Kléber Montezuma (PSDB) mudou consideravelmente o curso traçado pelo senador Ciro Nogueira.

Agora os líderes dos dois blocos vão começar as articulações de formação de chapa, atração de novos aliados para suas bases.

Por Hudson Veras | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: