terça-feira, novembro 03, 2020

Locomotiva do trem turístico já está em Parnaíba

A locomotiva que irá puxar o trem turístico entre Parnaíba e Luiz Correia já chegou na manhã desta terça-feira (03) e está na Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo), em Parnaíba, no litoral piauiense.

A primeira etapa do trem turístico irá funcionar no setor compreendido entre a Praça Mandu Ladino e a estação Floriópolis que foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Quem está à frente do projeto de revitalização da ferrovia é o presidente da Federação do Comércio do Estado do Piauí, Valdeci Cavalcante que acredita no potencial turístico da região. Valdeci que também é empresário é um abnegado pela revitalização do trem.

A locomotiva modelo 240, de 95 toneladas, lançada em 1913 e fabricada pela Baldwin Locomotive Works, empresa norte-americana considerada a maior produtora de locomotivas a vapor do mundo, foi restaurada com o objetivo de fazer transporte turístico entre os municípios de Parnaíba e Luiz Correia.

“Além dessa locomotiva a vapor, mais três locomotivas a diesel poderão ser utilizadas tanto para o transporte ao município de Luiz Correia, quanto para outros municípios, como Bom Princípio, Cocal, Piracuruca, Brasileira, Piripiri, Campo Maior e Altos, podendo chegar até Teresina.”, explica Valdeci.

Jornal da Parnaíba | Fotos recebidas pelo Whatsapp

6 comentários:

Unknown disse...

A cidade está se tornando um depósito de ferro velho.Enquanto o mundo se desenvolve Parnaíba retroagir: Porque não trazem trens modernos? Trazer máquinas poluidoras sucateadas não é progresso é atraso!

Marcos Gomes disse...

Não diria que é um atraso no sentido turístico. Agora com relação ao meio ambiente chega a quase um crime ambiental, uma vez que é uma máquina extremamente poluidora. Nesse sentido sem dúvida nenhuma é um ATRASO.

Diego disse...

E muito e top volta ao passado como era melhor antigmente e mais seguro

Allan disse...

Andem de bicicleta. Continuarei andando no meu carro e no trem que tiver.

Leitor do blog disse...

Vdd

Unknown disse...

Muito bem 👏👏