quinta-feira, junho 11, 2020

Mao Santa determina mutirões itinerantes de testagem em massa nas diversas regiões cidade

Prefeito Mão Santa determina ações itinerantes para facilitar acesso da população a testes rápidos Covid-19 em Parnaíba.
Prefeitura de Parnaíba (PI) faz testagem em grande escala na população do município
Com o objetivo de ampliar o acesso da população a testes rápidos Covid-19 em Parnaíba, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou à Secretaria Municipal de Saúde que realizasse mutirões itinerantes de testagem em diversas regiões cidade. Na tarde dessa quarta-feira, 10 de junho, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram o primeiro dia de testagem rápida para Covid-19 na Praça do Amor, na Avenida São Sebastião. Foram realizados 300 testes rápidos e centenas de consultas, atendidos por médicos, com apoio de enfermeiros, técnicos e demais servidores.
Em torno da Praça do Amor foram colocados totem com álcool em gel
Adotando todas as medidas de segurança, e orientados pela Secretária Rejane Moreira e a coordenação da Vigilância Epidemiológica, médicos, enfermeiros, técnicos e outros servidores participaram da atividade, em que foram coletados centenas de exames em pessoas de todas as idades, com suspeitas da doença. A ação contou com o apoio do SESC-PI, que disponibilizou um veículo usado em campanhas de saúde, para garantir o suporte ao trabalho dos profissionais da Prefeitura de Parnaíba. Também foram colocados totens de álcool em gel ao longo da área de realização dos testes, para que a população pudesse ter acesso ao produto; cadeiras, obedecendo o critério de distanciamento; e tendas, para a proteção do público.

Todas as cadeiras, mesas, objetos e a própria Praça do Amor passam diariamente por sanitização após a realização das ações de testagem
Os atendimentos foram realizados através de senhas e as pessoas passaram por triagem médica, antes de fazer o exame. Todo o trabalho foi supervisionado pela médica infectologista Renata Beltrão, que acompanha o tratamento domiciliar e a medicação disponibilizados pela Prefeitura de Parnaíba a casos confirmados de Covid-19 no município. O mutirão na Praça do Amor vai continuar até sexta-feira, dia 12 de junho. Nas próximas semanas, a ação itinerante da Prefeitura de Parnaíba ocorrerá em bairros de maior incidência de casos confirmados da doença, baseado nas informações do boletim diário metido pela Vigilância Epidemiológica.
Pessoas com sintomas da Covid-19 são testados, se positivos recebem medicação e orientações quanto aos cuidados com isolamento
A Coordenadora da Atenção Básica de Parnaíba, Lana Ibiapina, informou que as pessoas com resultado positivo são encaminhadas para o tratamento, com o recebimento da medicação. "A ação serve para detectar de forma precoce a doença. Esses pacientes são orientados a como proceder para o tratamento. Todas as pessoas que estiveram aqui receberam orientações preventivas, como o uso de máscaras, isolamento social e reforço nos cuidados de higienização. Contamos com o apoio da Guarda Patrimonial e da Vigilância Sanitária, que nos ajudaram nessa importante iniciativa da Prefeitura de Parnaíba para levar informação e exames à população nos bairros”, cita.
As ações contam com o apoio do Sesc.
A Secretária Rejane Moreira destaca que o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, pediu empenho de todos os servidores nas atividades, e que dessem atenção especial a idosos e pessoas com morbidades, pois fazem parte do grupo de risco para a doença. No final do evento de testagem, a equipe da Vigilância Ambiental fez a desinfecção de cadeiras, mesas e de todo o equipamento usado na ação preventiva à Covid-19. A procura pelos testes rápidos foi grande e a Prefeitura de Parnaíba avaliou como muito positiva a ação da Secretaria Municipal de Saúde.
Totem com álcool em gel distribuído ao redor da Praça do Amor
“Levaremos essas atividades a várias regiões de Parnaíba, para que o maior número de pessoas com suspeita de Covid-19 faça a testagem. Caso o resultado seja positivo, a Prefeitura de Parnaíba, através da Vigilância Epidemiológica, vai disponibilizar todo a medicação e o acompanhamento do tratamento domiciliar, com ajuda clínica, psicológica e de assistência social, quando necessária. O Prefeito Mão Santa tem se mostrado incansável em suas ações no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município, com fortalecimento das UBS’s, reforço na compra de EPI’s, chamamento de aprovados em concurso da saúde e na estruturação do Hospital de Campanha de Parnaíba, com leitos de UTI, enfermarias, além de nos orientar sobre as testagens itinerantes nos bairros”, ressalta.
A Guarda Municipal de Parnaíba deu apoio para manter a organização das ações na Praça do Amor
A Prefeitura de Parnaíba agradece a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e das demais Secretarias Municipais que deram o suporte logístico, fundamental pelo êxito da ação de testagem Covid-19 na Praça do Amor.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: