quarta-feira, junho 03, 2020

Covid-19: Parnaíba tem caso de reinfecção do novo coronavírus

Paciente não desenvolveu imunidade ao novo coronavírus em Parnaíba.
O caso do paciente que já tinha tido alta médica do Covid-19 no dia 10 de maio e voltou a testar positivo nesta terça-feira, dia 02 de junho. A ocorrência foi divulgado pela Secretaria de Saúde do município através de Boletim Covid-19. Há relatos ao redor do mundo de casos de reinfecção e até reativação do vírus.

Imunidade ao coronavírus
Por enquanto, a ciência não sabe muito sobre a capacidade de os humanos desenvolverem imunidade contra o novo coronavírus e quanto tempo demoraria essa proteção. Em experimentos, macacos infectados foram capazes de produzir imunidade e não foram atingidos novamente após a cura.
Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (02) pela Secretaria de Saúde de Parnaíba

No caso de humanos, o organismo pode desenvolver anticorpos neutralizantes capazes de se ligarem ao coronavírus e torná-lo inativo, bloqueando uma possível infecção. Ainda que isso não aconteça com todos os pacientes, apenas uma minoria é incapaz de produzir anticorpos; para a maioria, a infecção causada pela covid-19 gera uma resposta imune do corpo.

Especialistas apontam que a infecção causada por outros coronavírus pode gerar uma imunidade contra o tipo específico de vírus por meses e até anos. Contudo, ainda é preciso descobrir exatamente como o mecanismo atua para proteger o corpo humano no caso do novo coronavírus e saber quanto tempo duraria essa proteção.

A resolução dessas questões pode gerar resposta para outra grande pergunta sobre a duração da crise causada pela covid-19: a pandemia pode continuar sendo disseminada pelo mundo em ondas, atingido um mesmo país diversas vezes?

Jornal da Parnaíba

2 comentários:

Júnior disse...

Na china eles também falam em quatro pessoas más não confirmaram 100% nessa hipótese pode ser que as pessoas não tivessem se curado totalmente

Michele disse...

Faltou falar sobre o estado de saúde da pessoa reinfectada. Ela apresenta sintomas ou está assintomática? Na Coreia do Sul perceberam que eram falsos positivos causados pela circulação de vírus inativos no organismo.

---------------------------------
-------------------------------