sexta-feira, maio 22, 2020

Prefeitura cria hospital de campanha para receber pacientes com Covid-19 encaminhados pelas UBS`s e Pronto Socorro

O hospital não terá atendimento porta aberta recebendo somente pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Socorro Municipal.
A Prefeitura de Parnaíba já iniciou as operações do Hospital de Campanha, exclusivo para pacientes com Covid-19. A estrutura foi montada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Nova Parnaíba. Inicialmente, são 20 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI e 2 leitos de estabilização, podendo ser ampliado, conforme a demanda que se apresentar. Todos para casos de baixa e média complexidade.

O Hospital de Campanha garante o isolamento necessário dos pacientes infectados pelo coronavírus, configurando-se em uma estratégia fundamental para a contenção da disseminação do vírus e para o atendimento mais adequado às pessoas com Covid-19.

Como previsto para hospital de campanha, a unidade não terá atendimento porta aberta. Foi criada para receber somente pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Socorro Municipal após triagem médica de cada caso.
No hospital também foi instalado um laboratório para a realização de testes para Covid-19. O paciente suspeito encaminhado pelas UBS`s e Pronto Socorro será realizado os testes rápidos e swabs.

Ao ser transferido, o paciente será encaminhado ao leito de uso exclusivo para pessoas com Covid-19. Todos os profissionais do Hospital de Campanha (médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, recepcionistas, porteiros, seguranças e auxiliares de limpeza, entre outros) foram capacitados a atuar nesta situação extraordinária.
Os pacientes internados no Hospital de Campanha não poderão receber visitas, uma estratégia necessária para o controle da pandemia. Os familiares terão acesso a todas as informações sobre a evolução do quadro clínico, por meio da equipe de acolhimento, que atenderá 24 horas.

O investimento inicial incluiu as adaptações físicas no Hospital Nossa Senhora de Fátima, aquisição de equipamentos e insumos, contratação dos profissionais e locação de serviços. A estrutura funcionará enquanto perdurar a pandemia.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: