quarta-feira, maio 13, 2020

Observações sobre suspenção dos atendimentos presenciais no Detran-PI

CNH vencida desde 19 de fevereiro 2020 poderão trafegar normalmente por tempo indeterminado até que acabe a pandemia do coronavírus e o Detran reabra para renovação.
A Direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) determinou conforme a portaria N°086/2020 de 20 de março, e seguindo a deliberação Contran N°085, e o decreto N°18.901 divulgado pelo Governo do Estado do Piauí, a suspensão quanto ao atendimento na sede, Ciretrans e postos de atendimentos do órgão durante o período de pandemia decorrente do Coronavírus (Covid-19).

Entre as principais medidas está a suspensão dos atendimentos presenciais do órgão ao usuário até ulterior deliberação a partir de 20 de março de 2020, bem como da abertura de novos processos de carteira de habilitação (CNH); da avaliação de candidatos pela Junta Médica Especial; das atividades das Bancas Examinadoras de avaliação de condutores; da avaliação médica e psicológica; das aulas teóricas e práticas ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados, entre outras determinações.
1ª Ciretran de Parnaíba (Foto: Darklise Albuquerque
A deliberação Contran N°085, publicada nesta sexta-feira (20), prevê a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos de trânsito, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas nos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços referentes ao trânsito.

Ampliando para 18 (dezoito) meses, o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no Detran-PI, inclusive, os processos administrativos em trâmite.

Estabelecendo também a interrupção, por tempo indeterminado, dos prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação e, ainda, do prazo para identificação do condutor infrator, inclusive, nos processos administrativos em trâmite.

Com relação à fiscalização, ficam interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido a partir de 19 de fevereiro de 2020 e também os prazos relativos ao registro e licenciamento de novos veículos, desde que não expirados.

O Contran também interrompeu, por tempo indeterminado, o prazo para que o condutor possa dirigir veículo com validade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19 de fevereiro 2020.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: