terça-feira, maio 26, 2020

Lockdown: Parnaíba atinge 54,20% de isolamento social e fica abaixo do recomendado pela OMS

Nenhuma cidade do Piauí atingiu isolamento recomendado pela OMS. Em todo o estado, o índice de isolamento social ficou em 52,9% com lockdown do último final de semana; veja ranking.
Cruzamento das avenidas São Sebastião, Capitão Claro e gov. Chagas Rodrigues - Foto: André do PHB Drones
Mesmo com o "lockdown" parcial determinado pelo governo do estado, nenhuma cidade do Piauí atingiu o índice de isolamento indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que deve ser acima de 70% para diminuir o contágio do coronavírus.

Veja ranking das 10 cidades com maior taxa de isolamento
Jatobá - 65,50% 
Olho d'Água - 65 % 
Agricolândia  - 63,60% 
Morro do Chapéu - 63,50% 
Ilha Grande - 61,90%
Barro Duro - 61,30% 
Coivaras  - 61,10% 
Pau d'Arco   - 60,90% 
Milton Brandão - 60 % 
Riacho Frio -  60 %

Em todo o estado, o índice de isolamento social ficou em 52,9%, levantamento até ontem, domingo, dia 24. Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí atingiu 54,20% de isolamento social.
Mercado Municipal Pinheiro Machado, conhecido com Mercado da Caramuru em Parnaíba - Foto: André do PHB Drones
O governador Wellington Dias (PT) gravou um vídeo falando do isolamento  social, agradeceu os piauienses que ficaram em casa, e mesmo com os índices variando de 52% a 54%, a adesão evitou o colapso na saúde, segundo Dias.

Os estudos mostram que o distanciamento está salvando vidas. O isolamento social é defendido por especialistas e autoridades da saúde de todo o mundo como uma estratégia eficiente contra a propagação do novo coronavírus.
Avenida São Sebastião, em Parnaíba - Foto: André do PHB Drones
No domingo, Teresina registrou índice de 56,7% de isolamento social. O final de semana foi de feriado prolongado. Na sexta-feira (21), a Prefeitura de Teresina antecipou o Dia da Imaculada Conceição, como uma forma de deixar mais teresinenses em casa. No entanto, apenas 49,1% aderiram à iniciativa. No sábado o índice de isolamento ficou em 47,2%.

O monitoramento é baseado em informações de localização de 217 mil aparelhos de celular na cidade. Pelo levantamento, em geral, os moradores dos bairros da zona leste foram os que mais aderiram ao isolamento social alcançando o índice de 58,38%. Os piores índices foram registrados nos bairros da zona sudeste.


Com informações de Yala Sena/Cidade Verde | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: