sexta-feira, maio 08, 2020

Ação rápida da Prefeitura de Parnaíba, em conjunto com SEMAR-PI, ajuda a preservar a Lagoa do Portinho

Vala clandestina que estava sendo aberta na Lagoa do Portinho, em Parnaíba
O fechamento de vala aberta criminosamente na Lagoa do Portinho, sob urgente determinação do Prefeito Mão Santa e da Secretária Municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza, com suporte da equipe da SEINFRA e apoio de técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e SEMAR-PI, acompanhadas pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Eudes, mostra como o poder público municipal responde rápido a demandas da cidade, seja com intervenção em situação de alagamento, assistência social ou em casos de crime ambiental, como ocorreu no patrimônio natural e turístico da cidade.

Orientada pela engenheira e Secretária Maria das Graça, a Prefeitura de Parnaíba agiu em poucas horas para resolver o problema na vala aberta de forma criminosa em duna da Lagoa do Portinho, que tinha 35 metros de comprimento, 3 metros de largura e 1,70 metro de altura. A equipe da SEINFRA não mediu esforços para concluir o serviço e logo após a visita técnica de agentes municipais ao local, o trabalho já era iniciado e foi concluído com êxito, na tarde dessa quinta-feira, 7 de maio, livrando a lagoa parnaibana de qualquer risco ambiental.
Dr. Paulo Eudes da Secretaria do Meio Ambiente de Parnaíba esteve no local
Diante desse lamentável fato, o Prefeito Mão Santa solicita a moradores da região do Portinho, visitantes ou qualquer cidadão parnaibano que denuncie todo e qualquer tipo de dano ou ameaça ao patrimônio natural e turístico do município, quer seja Lagoa do Portinho, Lagoa do Bebedouro ou Pedra do Sal. E o gestor municipal ainda esclarece que a Prefeitura de Parnaíba está atenta e preparada para colaborar com a manutenção do Portinho , como vem sendo feito, mas, também, para coibir atos de vandalismo e criminosos que a coloquem em risco.
Em uma ação rápida o prefeito de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura enviou um trator e homens para tapar a vala
“O apoio da população também é muito importante porque nos mantém informados do ocorrido para que possamos agir mais rapidamente na busca da solução para o problema. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Eudes, esteve na comunidade explicando a importância de se preservar o Portinho e de todo o rico ecossistema que ele representa, inclusive como forma de garantir renda a muitas famílias de pescadores da região. A bela lagoa parnaibana esteve completamente seca há pouco tempo, e, agora, que temos água em abundância no loca, não podemos aceitar nenhum tipo de interferência que comprometa sua existência, pois é um bem público inestimável de todos os parnaibanos”, disse.

Por Ribamar Aragão/Peagabê | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: