segunda-feira, abril 13, 2020

Prefeito Mão Santa estreita parcerias com UFDPar e solicita agilidade do SPU para ações na Pedra do Sal

Em reunião com o Reitor da recém-criada Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Dr. Alex Marinho, e com o Superintendente do Patrimônio da União (SPU) no Piauí, Marcelo Barbosa de Moraes, o Prefeito Mão Santa estreitou a parceria do poder público municipal com a instituição de ensino superior na cidade, entre as maiores do Piauí, e também aproveitou a ocasião para, mais uma vez, pedir o apoio do SPU para resolver a situação crítica de barraqueiros na Praia da Pedra do Sal, que sofrem há anos com a falta de infraestrutura para o turismo.

Após ouvir o Reitor da UFDPar, Dr. Alex Marinho, o Prefeito Mão Santa disse que a Prefeitura de Parnaíba está de portas abertas para a ampliar ainda mais a parceria entre as duas estruturas públicas, especialmente no que diz respeito ao número de vagas de estágios para estudantes da universidade, o que já ocorre em diversas áreas e tem grande importância para a formação acadêmica dos discentes. Médico por formação, Mão Santa sabe que a prática de estágio ajuda o universitário a ter uma vivência mais próxima do mercado de trabalho.
O Reitor destaca que a Prefeitura de Parnaíba já uma antiga parceira da Universidade Federal, e que é muito importante para a UFDPar sempre ter esse diálogo com o Prefeito Mão Santa, para que essas parcerias sejam cada vez mais consolidadas. “Estamos em processo de consolidação da UFDPar, e precisamos desse apoio do Prefeito Mão Santa e dos demais órgãos públicos. Temos diversos alunos estagiando em órgãos da Prefeitura de Parnaíba, e seria interessante que essas vagas fossem ampliadas. E, agora, nesse momento tão difícil que o Brasil e o mundo atravessam, as parcerias precisam ser ainda mais fortalecidas porque nossa universidade tem instrumentos que podem ajudar nessas ações”, disse.

Com o Superintendente Marcelo Soares, o Prefeito Mão Santa pediu a sensibilidade do gestor do órgão federal para a situação de barraqueiros da Pedra do Sal, que tiveram seus bares danificados por ressaca de maré, fenômeno natural que ocorre de forma sazonal, e afirmou que mantém diálogo com o Governo Federal para que a orla da praia parnaibana finalmente receba os cuidados que sempre precisa.

“Há mais de uma década a situação permanece dessa forma calamitosa na Pedra do Sal, e nem o Governo do Estado, sob a gestão do PT, e nem os dois ex-prefeitos, alinhados com o Palácio de Karnak, se interessaram, de fato, em resolver o drama daqueles barraqueiros. A orla da praia estava sob a gestão do Governo do Estado, que nesse período todo não fez praticamente nada. Agora, estamos buscando a cessão da orla para a Prefeitura de Parnaíba. Eles assinaram várias ‘ordens midiáticas de serviço’ e fizeram muita propaganda sobre a orla da Pedra do Sal, enquanto aos moradores da Pedra da Sal e os barraqueiros sonhavam com as melhorias”, diz Mão Santa.

O Prefeito de Parnaíba ressalta que esteve em Brasília várias vezes para apresentar projetos de infraestrutura para o município, em diversas áreas, e que pedirá, pessoalmente, ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, os recursos necessários para a urbanização da orla da Pedra do Sal. “Já tiveram todas as oportunidades para isso, com prefeito, governador e presidente alinhados no mesmo esquema de poder, e a Pedra do Sal não foi beneficiada por pura falta de interesse. Queremos que o SPU repasse a gestão da orla da praia para a Prefeitura de Parnaíba, para que possamos buscar a viabilidade financeira da ação junto ao Ministério do Turismo”, encerra. 

(SupCom)

Nenhum comentário: