sexta-feira, janeiro 24, 2020

Escola de música de Parnaíba é credenciada no método Suzuki

O método foi concebido para desenvolver o potencial inato de todas as criança. Escola Musicatto de Parnaíba é a primeira no Piauí a ser credenciada no método Suzuki.
Criado pelo professor Shinichi Suzuki (1898-1998), o método foi concebido para desenvolver o potencial inato de todas as crianças. Conhecido como “método da língua mãe”, ou “método da educação do talento”, ou apenas “método Suzuki”, a metodologia reconhece que todas as crianças aprendem sua língua materna com amor e encorajamento dentro de seu ambiente familiar e social. Baseado nesse mesmo princípio, defende que o ensino musical e o ensino de um instrumento é um meio para desenvolver o caráter, a sensibilidade, a disciplina, a tolerância, etc.. Para esse fim, a educação musical deve começar o mais cedo possível.

A música é uma importante ferramenta capaz de estimular essas conexões neurais e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento cerebral. Por isso, de acordo com a Filosofia Suzuki, é importante se desenvolver habilidades durante os primeiros anos de vida da criança.
Professora Fernanda Teles credenciada através da SAA – Suzuki Association of the American
E no estado do Piauí a Escola Musicatto de Parnaíba é a primeira a ser credenciada no método Suzuki, e que tem a professora Fernanda Teles credenciada através da SAA – Suzuki Association of the American, fez o curso de Filosofia Suzuki com a Teacher Trainee Shinobu Saito, que foi precursora do Método no Brasil.

Fernanda Teles iniciou os estudos de violino no projeto social Orquestra de Câmara do Sesc PI em 2004. Em 2008 tornou-se professora de violino do mesmo. Atualmente, é violista e professora de viola na Orquestra Jovem do Sesc PI e proprietária da Escola de Música Musicatto onde é professora de violino e musicalização infantil.
A educação musical deve começar o mais cedo possível.
É graduada em Pedagogia e está cursando Licenciatura em Música pela UNIS, pós graduada em Psicomotricidade, em Arte-Educação e em Musicalização Infantil. Atuou como professora da disciplina de música nas escolas Organização Educacional Cristo, Colégio Síntese Educacional e Colégio Alpha Kids, todos em Parnaíba-PI. Participou de festivais (8º Festival Internacional de Música-SESC, Encontro de Cordas-UFPI, I Festival Internacional de Música de Câmara-UFPB) e teve aula com Emmanuele Baldini, Yerko Tabilo, Hella Frank, Jassen Todorov e Emerson Kretschmer além de participar de oficinas sobre regência e música contemporânea com Ernani Aguiar e Harry Crowl. 

Em 2016, foi violinista e spalla da Delta Camerata Exploratória sob regência do compositor Paulo Rios Filho. Em 2018, foi violinista e spalla da Camerata Parnaibana sob regência do maestro e compositor Beetholven Cunha.

Por: Calixto Dias/Portal o Dia | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: