domingo, janeiro 05, 2020

Confusão no voo da azul no aeroporto de Parnaíba precisou da intervenção da Polícia Federal

Confusão, briga, cancelamento de voo, descancelamento e Policia Federal para solucionar briga de passageiros. Assim foi o primeiro voo do ano da Azul para Parnaíba PI. 
Momento em que a Policia Federal, levava um dos brigões ao Avião da Azul
O primeiro voo regular de 2020, começou da forma que ninguém queria, troca de duas aeronaves, cancelamento do voo de Parnaíba à Teresina, socos dentro da aeronave que sobraram até para um comissário, passageiros recusando desembarcar, Policia Militar e Policia Federal foram acionadas.

O enredo estava traçado, tudo dava indícios que não seria um voo normal, afinal, trocar duas aeronaves em um mesmo voo por problemas, não é normal, mas já mostrava o que os 118 passageiros iam passar mais na frente.
Viatura da Policia Federal, no pátio do Aeroporto de Parnaíba PI
O Voo AD5500, inicialmente estava previsto para decolar de Campinas SP às 10:15hs, neste horário a equipe de Campinas informa, que a aeronave iria para a revisão, mas que outra seria disponibilizada aos passageiros. Lá se vai duas horas, e eis que o Voo é remarcado para sair às 12:30hs. Tudo dava a crer, o voo sairia, mas que veio a nova informação que a outra aeronave, também dera problema.

Nessa altura dos acontecimentos, a Azul informou que o Voo de Parnaíba à Teresina, estava cancelado, por não ter tempo hábil para a terceira aeronave pousar na capital, às 14hs, o voo parte rumo à Parnaíba.


Uma passageira gravou um vídeo e postou nas redes sociais relatando o momento da confusão no Aeroporto Internacional Dr. João Silva, em Parnaíba
Chegando ao Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho às 17:15hs, começou o dilema de avisar aos passageiros que iam para Teresina, que o Voo foi cancelado, e que os mesmos, poderiam ir a Teresina em um ônibus fretado pela a companhia. Neste voo para a capital, estava o Deputado Estadual José Francisco Paes Landim, que optou por ir de carro.

A grande maioria, desembarcou em Parnaíba, mas os que ficaram dentro da aeronave, que até então não sabiam que o voo para Teresina fora cancelado, se recusaram a deixar a aeronave, começando assim o primeiro tumulto.

Alguns aceitaram ir de ônibus, outros não aceitaram. A grande confusão, ainda estava por vir, dois turistas paulistas, iniciaram um bate-boca dentro do avião, chegando as vias de fatos, com socos e empurrões. Neste momento, um comissário da Azul tentou intervir, e foi agredido também.

A Policia Militar já tinha sido acionada para tentar conter os brigões, mas sem êxito, pois a jurisprudência deste caso, é da Policia Federal, por se tratar de um aeroporto homologado e em vigor como internacional.    

Uma senhora de aproximadamente 67 anos, que viajava para Campinas SP à tratar de um problema cardíaco, começou a passar mal, devido a confusão dentro do avião. Os brigões foram ouvidos pela a Policia Federal.

O comandante do voo, deu por duas vezes cancelado o voo, alegando falta de segurança dentro da aeronave, voltando atrás depois que tudo foi controlado. A aeronave decolou de Parnaíba ás 19hs, duas horas após ter pousado. Em contato com a torre de Parnaíba, o comandante pediu que acendesse as luzes e as colocasse no brilho mais forte, pois os passageiros já estavam insatisfeito e ansiosos pela a demora. Finalmente, por volta das 19 horas o voo decolou sobre forte chuva para Campinas SP.

Fonte: PHB Airline News | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: