sábado, dezembro 28, 2019

ICMBio discute projeto de gestão ambiental com a prefeitura de Parnaíba

O sociólogo do ICMBio, Fernando Gomes, esteve reunido com o Prefeito Mão Santa para apresentar o projeto “Participação e controle social na gestão da APA Delta do Parnaíba”, uma proposta voltada ao apoio institucional das políticas de meio ambiente dos 10 (dez) municípios compreendidos pela referida Unidade de Conservação, a partir do fortalecimento dos Conselhos Municipais do setor.

Segundo Fernando Gomes “Partimos de algumas considerações: grande parte da população não associa os seus problemas cotidianos com a degradação do meio ambiente, nem se sentem envolvidos nesse processo; importância estratégica do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) para a implantação de uma política ambiental local; os municípios devem se responsabilizar pela avaliação e pelo estabelecimento de normas, critérios e padrões relativos ao controle e manutenção da qualidade ambiental em seu território”. 

O município de Parnaíba possui Conselho de Meio Ambiente, mas ainda não tem seu Código Ambiental, um instrumento fundamental para a gestão local. O projeto contribuirá para ampliar estas discussões. 

O Prefeito Mão Santa despachou o processo ao Secretário de Meio Ambiente, Dr. Paulo Eudes, recomendando total atenção e empenho para que Parnaíba avance na gestão sustentável do território do Delta do Parnaíba.

Fonte: ICMBio | Edição; José Wilson / Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: