sábado, novembro 02, 2019

Ibama atualiza registros de manchas de óleo nas praias e inclui Ilha Grande no Piauí

Com a inclusão de Ilha Grande, o estado do Piauí tem todos os seus municípios atingidos por mancha de óleo, segundo informações do Ibama.
São pequenas manchas de óleo antigas que somente agora foram visualizadas pela equipe de vistoria do Ibama Foto: Ibama
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) fez uma atualização dos locais onde estão havendo reincidência do óleo cru, que atinge os nove estados do Nordeste, desde o final de agosto. Já há registro em 286 localidades em 98 municípios. No Piauí, a praia do Pontal em Ilha Grande foi a última a ter registro de vestígios de manchas.

Segundo a coordenadora do escritório da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semar) em Parnaíba, Waneska Vasconcelos, os vestígios encontrados em Ilha Grande não são sinais de novas manchas, mas de material que teria chegado no final de setembro, mesmo período que atingiu outras praias no estado.

Fonte: Ibama atualizado em 31/10/19 - IIustração Ibama
“Em Ilha Grande foi a primeira vez que registramos, porque continuamos o monitoramento e a limpeza de todas as praias. Mas, o que encontramos lá foram alguns vestígios com aspecto antigo, oxidado, misturado à areia, que ficou coberto pela maré e agora apareceu”, explicou Waneska.


Os vestígios em Ilha Grande foram descobertos na última terça-feira(29). O Ibama também informou que nas praias da Pedra do Sal (Parnaíba), Atalaia (Luís Correia) e Praia da Lama (Cajueiro da Praia) registraram “óleo não observado” entre os dias 24 e 30 de outubro.

O  comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Lima, que representa a Marinha do Brasil no estado, disse que esses registros não representam reincidência como têm ocorrido em outros estados.

“Foram sete praias afetadas, das 16 praias existentes no Piauí. Muitas vezes têm uma confusão com a Ilha dos Poldros, que fica dentro do Delta do Parnaíba, mas pertence à Araiozes no Maranhão. Nós tivemos o aparecimento de resquícios de pequenas manchas de óleo, ao fazermos as limpezas pente-fino e mesmo que sejam poucos, todas elas ressecadas o que demonstra que não são novas, mas tudo deve constar no relatório diário nacional. Estamos fazendo o monitoramento diário e mesmo que seja pouco é preciso ser colocado. Mas não são reincidentes como está acontecendo em outros estados”, afirmou o comandante da Capitania dos Portos do Piauí.
Praia
Cidade
Data avista
Estado
Data Revista
Status
Pedra do Sal
Parnaíba
30/09/2019
PI
27/10/2019
Óleo - Não Observado
Atalaia
Luís Correia
30/09/2019
PI
30/10/2019
Óleo - Não Observado
Luís Correia
Luís Correia
30/09/2019
PI
30/09/2019
Oleada - Vestígios/Esparsos
Praia Peito de Moça
Luís Correia
30/09/2019
PI

Óleo - Não Observado
Praia do Coqueiro
Luís Correia
30/09/2019
PI

Óleo - Não Observado
Praia do Arrombado
Luís Correia
27/09/2019
PI
27/09/2019
Óleo - Não Observado
Praia da Lama
Cajueiro da Praia
28/09/2019
PI
24/10/2019
Óleo - Não Observado
Praia do Pontal
Ilha Grande
29/10/2019
PI

Oleada - Vestígios/Esparsos

Caroline Oliveira/Cidade Verde | Edição: José Wilson / Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------