quinta-feira, setembro 26, 2019

Operação descobre rinha de galo e fabricação ilegal de carvão em Parnaíba

Rinha de Galo em Parnaíba - Foto Divulgação/ Batalhão de Policiamento Ambiental
Oito galos foram resgatados de rinha de animais, e outros dez pássaros encontrados presos em gaiolas foram libertados. Operação apreendeu ainda 1 ton e 100 kg de carvão fabricado com madeira ilegal. Galos eram mantidos em gaiolas em rinha de animais descoberta em Parnaíba – Piauí

Oito galos que eram usados em rinhas foram resgatados durante uma operação do Batalhão de Policiamento Ambiental durante a manhã desta terça-feira (24) em Parnaíba, no litoral do Piauí. Os policiais apreenderam ainda, em outros pontos da cidade, mais de uma tonelada de carvão de fabricação ilegal e dez pássaros da raça “bigode” que eram mantidos em gaiolas. Cinco pessoas tiveram de assinar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Dez pássaros da raça “bigode” foram apreendidos durante operação policial em Parnaíba – Piauí
O local utilizado para as lutas entre galos tinha estrutura de gaiolas para manter os animais e cercados onde os maus tratos aconteciam.

Segundo o tenente-coronel Teixeira, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, oito galos foram apreendidos e a rinha foi fechada. Um homem responsável pelo local foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde assinou TCO. “Ele criava os galos. A rinha já tinha sido bem maior, mas ainda tinha oito galos lá. Os animais tinham sinais de maus-tratos na cabeça, nas pernas”, contou o tenente-coronel Teixeira.
sacos de carvão vegetal de fabricação ilegal
Os policiais encontraram ainda peças de madeira, como carnaúbas, e dezenas de sacos de carvão vegetal de fabricação ilegal, feitos a partir de madeira extraída sem licenciamento. “Ainda hoje (25) pela manhã também foi encontrada muita carnaúba cortada para virar carvão. Eles pegam árvores nativas, que devem ser preservadas, e cortam para fazer lenha”, explicou o tenente-coronel.

1 ton e 100 kg de carvão fabricado de maneira ilegal foram apreendidos durante operação policial em Parnaíba – Piauí

A Operação Delta busca ainda capacitar os policiais militares de Parnaíba para atuar em denúncias de poluição sonora. Os policiais aprenderam a utilizar o equipamento que recebe as denúncias e foram orientados. O treinamento segue até a sexta-feira (27).


“Em todo o Piauí nós temos esse problema né, de festejos, fins de semana. Quanto maior a cidade, mais problema incide, e há muitos outros problemas que decorrem dessas situações: embriaguez, uso de drogas, confusão entre pessoas, às vezes terminam chegando às vias de fato… é um comportamento que é comum mas tem seus efeitos”, comentou.

Fonte: G1 | Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: