quarta-feira, abril 24, 2019

Prefeitura vai adquirir mais um ônibus escolar: É o 3º que a SEDUC deve receber até julho

Secretário municipal de educação, Eliaquim Nunes é recebido pelo prefeito de Parnaíba Mão Santa
O prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa), assinou nesta terça-feira (23) o contrato para a compra de mais um ônibus escolar, totalmente moderno, com capacidade para 45 estudantes, todos sentados, com alto padrão de qualidade. “Faz parte de um convênio que a prefeitura  está formalizando junto ao governo federal. Com este já são 3 ônibus adquiridos pela Prefeitura para a Secretaria de Educação”, disse o Secretário Eliaquim Nunes, que foi recebido em audiência pelo prefeito.
Secretário municipal de educação, Eliaquim Nunes
De acordo com secretário Eliaquim Nunes, os dois primeiros solicitados estão na linha de montagem, com previsão de entrega no mês de julho. “Esse último, cujo contrato foi realizado agora,  já vamos encaminhar para empresa e acreditamos que até julho receberemos esse também. São três ônibus que eu creio que vão reforçar o transporte dos estudantes da rede municipal”.
Eliaquim falou também das dificuldades do município com relação ao transporte escolar, “porque o governo do estado não tem honrado o compromisso que foi assumido lá no passado. O Governo do Estado não tem transportes para alunos das escolas estaduais. E o município é que tem realizado o deslocamento desses alunos e, assim, sobrecarregando os ônibus. Mas estamos cumprindo a determinação do prefeito que é de não deixar nenhum estudante, seja do município ou estado, prejudicado por conta disso. Às vezes nossos veículos vêm sobrecarregados com superlotação e quebram. Pedimos a todos a compreensão com relação a isso. Por esse motivo estamos investindo e fazendo a manutenção em nossos veículos e comprando novos, como é desejo do nosso prefeito. Mas seria importante que o Estado cumprisse a sua parte de colocar um ônibus para levar os alunos do estado", destacou o secretário.
Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Sousa (Mão Santa)
Cobrança junto à SEDUC estadual
O secretário enfatizou ainda que a Secretaria Municipal de Educação vai continuar insistindo para que a responsabilidade do transporte escolar seja dividida com o Estado. “Estamos fazendo um levantamento de todos os alunos que utilizam o transporte para saber quem é do município e quem é do estado. Com essas informações  em mãos vamos elaborar um documento e  vamos até a secretaria estadual de educação para dialogar com o secretário e exigir que o estado cumpra sua obrigação. Porque agora todos saem prejudicados, tanto os alunos do estado quanto os do município, visto que quando o veículo fica sobrecarregado e quebra, prejudica todos os alunos”.

Eliaquim Nunes salientou também que nenhuma prefeitura tem condições de pagar para transportar os alunos do estado. “O município é a parte mais frágil, porque tem menos recursos, mas o prefeito tem feito uma gestão de excelência e temos atendido, colocando transporte para todos e adquirindo ônibus novos. E o estado tem recebido o recurso federal e não repassa para a prefeitura. Gostaríamos que o estado repassasse um porcentual para dar essa ajuda e essa contrapartida. Quero deixar claro que em nenhum momento deixamos de levar os alunos da rede estadual, mas não é nossa obrigação”.

Eleição índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Em relação aos índices do IDEB, que o prefeito demonstrou preocupação por estarem muito aquém de municípios como Sobral, por exemplo, o secretário também falou o que está sendo realizado um trabalho nesse sentido. “Primeiro precisamos diagnosticar as falhas para aplicarmos o remédio. Estamos já formando uma comissão do nível de leitura, de escritos dos nossos alunos, para identificar onde está realmente a dificuldade. E depois vamos fazer uma série de ações até a Prova Brasil, que acontece esse ano, para que nossos alunos estejam preparados. Vamos corrigir o problema série/idade;  corrigir os alunos que estejam com dificuldade de leituras e de escritas; alunos que não conseguiram alcançar a idade certa com a série correta; vamos estudar uma forma, com projeto de aceleração que vai ser discutido com a equipe pedagógica, da melhor forma possível. A princípio, com o diagnóstico, vamos fazer uma avaliação municipal, e essa avaliação vai medir as principais dificuldades dos nossos alunos no quesito de leitura, escrita, capacidade de compreensão e interpretação de texto. A partir daí, vamos trabalhar essas dificuldades a fim de elevar nosso IDEB”- concluiu Eliaquim.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: