sábado, novembro 24, 2018

UESPI lança edital do Sisu 2019 para 101 cursos em 12 campi

SISU 2019: UESPI é a primeira IES pública do estado com curso de bacharelado em Educação Física.
Autoridades presentes no lançamento do SISU 2019
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lançou nesta manhã (23) o edital de seleção de candidatos  do SISU 2019 (Sistema de Seleção Unificada) com o novo curso de Bacharelado em Educação Física do Piauí, o primeiro em uma universidade pública no estado. São 3.805 vagas ofertadas no SISU para 101 cursos em 12 campi, sendo 35 vagas para o bacharelado, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

O reitor Nouga Cardoso afirma que a população do estado sempre buscou a formação na área de bacharelado em Educação Física, mas só tinha essa opção nas instituições privadas. “A Universidade, dentro da sua missão de ofertar à população piauiense formação superior de qualidade, abraçou essa área. Isso se tornou possível com o convênio feito com as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros”, ressalta.
Lançamento do SISU 2019
O coordenador do curso de Educação Física, Moisés Mendes, afirma que o curso já está todo estruturado. “O quadro de professores é o mesmo da licenciatura. A estrutura física do curso também está completa e conta com o suporte da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as estruturas do Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar”, disse.

Ele também explica que a implantação do bacharelado vai expandir a atuação do profissional no estado, pois há diferenças de atuação entre os formados nos cursos de licenciatura e bacharelado. “O licenciado atua em escolas, na educação formal. O bacharel atua nas academias, clínicas e escolinhas”, pontua.

UESPI ganha novo curso de Bacharelado em Educação Física
O diretor do Centro de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar, Coronel Silva Ramos, afirma que essa parceria é de extrema importância, e que a UESPI sai na frente em relação às demais universidades. A instituição contará com os equipamentos disponíveis no Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) com sua piscina, Centro de Educação Profissional – CEP (antigo CFAP) e Academia de Polícia da Polícia Civil (ACADEPOL) com a estrutura de academias para darem suporte aos futuros bacharéis.

“A Polícia Militar, como uma parceira permanente da sociedade, não podia ficar de fora. Nós temos academias, piscinas e laboratórios, e fizemos questão de ceder essa estrutura para a universidade”, destaca o Coronel.

Presente desde o início das discussões acerca da implantação do curso, o Deputado Federal Fábio Abreu afirma que tem bastante interesse em colaborar com o curso. “É extremamente importante ter uma estrutura dentro da Secretaria de Segurança(SSP) que possa colaborar com a UESPI, afinal o curso faz-se necessário, pois é uma exigência do mercado de trabalho. Além da cessão das instalações da SSP, iremos buscar recursos para que o curso seja implantado não só na capital, mas também em Picos e Parnaíba”, aponta.

Edital do SISU é lançado
A UESPI oferta o edital Sisu 2019 com 3.805 vagas para 101 cursos de graduação, modalidade presencial, para os 12 campi da instituição, ingresso no 1º e/ou 2º semestre de 2019, conforme Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

De acordo com o Edital do MEC, publicado no Diário Oficial da União (DOU), as inscrições serão feitas no período de 22 a 25 de janeiro de 2019 (horário de Brasília), no site do SISU.

Do total das vagas ofertadas na universidade por curso e turno, 30% (trinta por cento) serão reservadas às políticas de Ações Afirmativas correspondentes aos candidatos cotistas (AF1 e AF2), em decorrência do disposto na Lei Estadual nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, e 70% (setenta por cento) serão destinadas à Ampla Concorrência (AC).

As vagas serão destinadas para os Campi/Centro de Teresina (Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura e CCS), Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. A seleção dos candidatos no SISU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2018. O resultado da primeira edição do processo seletivo de 2019 será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019.

Confira:
Por Clayton Gomes | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: