segunda-feira, novembro 26, 2018

Centenário de nascimento de Pinheiro Machado é celebrado com missa e homenagens a sua família

Prefeito Mão Santa prestigia celebrações pelo centenário de nascimento do deputado Pinheiro Machado.
Cartão comemorativo de Centenário de Nascimento do Deputado Federal José Pinheiro Machado
O Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, participou de celebrações realizadas na manhã deste domingo, em homenagem ao deputado federal José Pinheiro Machado, parnaibano, nascido em 25 de novembro de 1918 e falecido no dia 21 de novembro de 1982.
Missa em Ação de Graça pelo centenário de nascimento do Deputado Federal José Pinheiro Machado
As homenagens tiveram início às 8 horas da manhã, com uma Missa na Igreja de São Sebastião, da qual participaram o prefeito, familiares de Pinheiro Machado e alguns assessores. Em seguida, no auditório da Federação das Indústrias, o governo municipal prestou homenagens à família do falecido deputado. Presentes, dentre outros, a filha do homenageado, Cyntia Diniz Machado, com o esposo, empresário Onofre Martins de Sousa Filho; o sobrinho e secretário municipal de transportes e trânsito, Maurício Pinheiro Machado Júnior, além de netos e bisnetos de José Pinheiro Machado.
O Secretário de Governo, Arlindo Ferreira Gomes Neto (Arlindo Leão) comandou a cerimônia de homenagem ao Centenário de Nascimento do deputado federal José Pinheiro Machado.
O ato foi comandado pelo secretário de governo do município, Arlindo Neto que, após compor a mesa de honra, concedeu a palavra ao prefeito, que discorreu sobre as inúmeras qualidades do homenageado. Ele destacou 2018 como “o ano de renascimento de Parnaíba, em que comemoramos o centenário de três grandes parnaibanos: Alberto Tavares Silva, José Pinheiro Machado e Pedro Alelaf. Vamos mandar fazer uma placa de bronze para eternizar o nome desses três ilustres homens, colocando-a no Centro Cívico”, disse.

Mão Santa lembrou ainda haver sido Pinheiro Machado um dos fundadores da Faculdade de Administração, hoje Campus Ministro Reis Velloso, da UFPI, “onde ele dava aula de graça. Foi também vereador desta cidade, na época em que vereador não tinha salário, além de haver deixado sua vitoriosa vida empresarial para ser deputado federal por Parnaíba”.
Cyntia Dinyz Machado, filha do homenageado recebeu a Medalha e o Diploma do Mérito Municipal
Falaram ainda a filha do homenageado, Cyntia Diniz Machado, que foi homenageada com a Medalha e o Diploma do Mérito Municipal. Ela agradeceu a homenagem e lembrou também das qualidades do pai, José Pinheiro Machado. Falou, dentre outras coisas, da vida dele como jornalista, radialista em Nova Iorque, tendo sido ainda um dos fundadores do Igara Club, além de haver feito um trabalho voluntário, arborizado vários pontos da cidade, com pés de oiti, alguns dos quais ainda hoje fazem parte da paisagem local.
Vereador Carlson Pessoa falou em nome da Câmara Municipal de Parnaíba.
O vereador Carlson Pessoa falou em nome da Câmara Municipal, lembrando da amizade de seu pai, José Augusto, com o ex-deputado, enfatizando igualmente a bondade de Pinheiro Machado, que foi o responsável pela formação intelectual de vários parnaibanos, que estudavam em colégios da rede privada com bolsas de estudo por ele doadas.
Empresário Onofre Filho, sogro do homenageado, recebeu a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito.
Por fim, falou o empresário Onofre Filho, também agradecendo o prefeito pela homenagem prestada ao seu sogro e a ele próprio, também contemplado com Medalha e Diploma de Honra ao Mérito. “Estou satisfeito, estou orgulhoso”, disse. Ele elogiou a administração municipal, da qual participou como secretário de Desenvolvimento Econômico e disse que a cidade está precisando de um detalhe muito importante “e quero que os vereadores encampem esta campanha: é um projeto de desenvolvimento turístico. E esse projeto passa pela nossa praia. Nenhuma cidade que possui praia se deu ao luxo de não trabalhar o seu desenvolvimento. Mas o prefeito é um homem sensível e sei que ele vai fazer alguma coisa nesse sentido”, pontuou Onofre Filho.







Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: