sábado, julho 01, 2017

Aluá...

Nenhum comentário:
Pádua Marques, cadeira 24 da APAL.

Neste finalzinho de junho, mês de Santo Antonio, São João e São Pedro, minha irmã cozinheira resolveu depois de três anos de recesso fazer aluá, conforme tradição de nossa casa de Parnaíba. Aluá aqui em casa tem de se fazer em pote bem grande, coisa acima de vinte litros. Que é pra se beber até ficar de bucho quebrado. Isso sem contar nas cortesias pra alguns amigos de tempos passados e outros curiosos porque ouviram falar da tal bebida e querem experimentar.
E no dia de São Pedro, o santo que fecha o mês junino com suas boas festas, lá estamos nós de casa nos empanturrando de aluá, bolo de milho e de goma como se fazia nos bons tempos quando mamãe era viva. Tem gente, esse pessoal de hoje metido a ser americano, que arrenega só de ouvir falar de aluá, assim como quem foge com medo do cão! Dizem que fede a coisa podre, a esgoto e a vômito de menino. Realmente não é bebida pra qualquer bico.

Aluá é bebida da mais alta tradição. É uma verdadeira ciência, o seu preparo. Bem que deveria ser tese de doutorado nesses cursos superiores pelo Nordeste, assim como a tapioca, a farinha de puba, o bolo frito, o guisado de tatu, o beiju, a farinhada. É no meu entendimento uma forma de levar pra universidade a riqueza de nossas raízes. Hoje poucas cabeças ainda conseguem lembrar a fórmula, a receita de preparo. Coisa de guardar debaixo de sete chaves. Fórmula secreta, uma alquimia. Mês de junho e casa que não tenha aluá nem me convidem!
Iniciei tomando aluá mandado de cortesia da casa de dona Tomásia, uma negra doceira afamada na rua James Clark, mulher de João Surubaca, ele descendente e representante mais ocidental da dinastia dos Macaés, do Catanduvas. Depois minha mãe deu pra fazer mesmo em casa. Aluá é bicho cheio de nove horas pra se fazer. Vou aqui contar por alto como é o preparo. Pra um pote de vinte litros a gente tem de torrar uns três quilos de milho seco. Não pode deixar o milho virar pipoca!

Depois quebra no pilão. Despeja no pote com a água acrescentando uns dentes de gengibre amassados, cravinho e uma porção de farinha amarrada numa espécie de trouxinha. Esta farinha é pra azedar a bebida. Tem região no Nordeste onde se usa o pão dormido. Depois de uns três dias quando se começa a sentir um cheiro de azedo a gente acrescenta a rapadura, umas vinte e das pequenas. Mas antes, enquanto o pote está coberto não é nem pra se passar perto. Se mexer antes do tempo desanda tudo.
Nesse tempo o aluá é retirado do pote, separado daquela espécie de cascalho de milho e se coloca em garrafas, enfim nas vasilhas menores. A gente pode beber natural ou gelado. Eu não posso passar um São João que seja sem beber aluá. É igual russo por vodca, o italiano por macarronada e o português pelo bacalhau. E a gente, não eu, tem essa vergonha de exibir nossa culinária, nossa bebida, nossa cachaça, porque acha que é coisa de gente do mato. Como se todo mundo aqui tivesse nascido na Suíça!

Edição: Jornal da Parnaíba

Inaugurada a Unidade Básica de Saúde Dr. Elias Balluz no Bairro Reis Veloso

Nenhum comentário:
Prefeitura de Parnaíba entrega Unidade Básica de Saúde “Dr. Elias Balluz” no Bairro Reis Veloso.
Unidade Básica de Saúde Dr. Elias Balluz, localizada no Bairro Reis Veloso.
O prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, junto com membros da administração municipal, inaugurou na manhã desta sexta-feira (29), a Unidade Básica de Saúde Dr. Elias Balluz, localizada no Bairro Reis Veloso.

Estiveram presentes na inauguração a primeira-dama, Adalgisa Moraes Souza, os vereadores: Daniel Jackson, Joãozinho do Trânsito e Irmão Marquinho, além de familiares do homenageado.
O secretario de saúde do município, Dr. Valdir Aragão, iniciou seu pronunciamento enaltecendo os esforços do prefeito Mão Santa para melhorar a estrutura da saúde e dar mais tranquilidade para os munícipes, que necessitem de atendimento em alguns dos equipamentos do município. “As inaugurações já são rotinas na administração de Francisco de Assis Moraes Souza. A cidade vivia em uma inércia total, mas depois que Mão Santa assumiu a direção do município quase que diariamente são entregues obras para melhorar a vida da comunidade”, destacou Aragão.

“A inauguração de um posto de saúde representa muito para uma comunidade, principalmente, porque é numa unidade básica de saúde que presta serviços desde a prevenção, a educação em saúde, a promoção à saúde e também a cura de doenças”, frisou.
Um vendedor de sorvete e morador do Bairro Reis Veloso pediu permissão para falar ao público. Em sua explanação disse da enorme satisfação de ver o prefeito Mão Santa inaugurando um posto de saúde em seu bairro, uma reivindicação antiga dos moradores. “Fiz campanha para o prefeito Mão Santa, por acreditar no seu trabalho. Sempre dizia a todas as pessoas, por onde eu passava, que ele seria um ótimo prefeito. E hoje eu posso dizer que sou feliz por ter um posto de saúde perto da minha casa”, pontuou.

A professora Jovelina, moradora também do Reis Veloso, falou da importância dessa obra para os moradores da região: “A coisa mais importante que Deus nos deu foi a vida, mas essa vida precisa ser cuidada, por isso a importância dessa obra para todos nós que residimos no bairro Reis Veloso e imediações. Em nome da comunidade eu agradeço a você, Dr. Mão Santa”, destacou.
José Eduardo Balluz agradeceu a honraria e lembrou que essa não era a primeira vez que Mão Santa homenageava um membro de sua família. “Essa é a segunda vez que V. Exa. honra nossa família. V. Exa. deve se lembrar que na década de 80 homenageou o primogênito da família Balluz, José Balluz, colocando o nome dele na Praça, no Conjunto do Ipase, na Caramuru. Portanto, venho expressar a gratidão de toda a família”, estacou.

Os vereadores Daniel Jackson e Irmão Marquinho ressaltaram o trabalho que o prefeito Mão Santa vem realizando por toda a cidade e reafirmaram o apoio do Legislativo às demandas do Executivo para o desenvolvimento do município.
O prefeito Mão Santa falou da importância do Dr. Elias Balluz na sua formação médica, quando ele, Mão Santa, foi treinado pelo homenageado no Hospital dos servidores do estado do Rio de Janeiro, onde fez residência. “Quando eu viajei ao Rio de Janeiro para tentar uma residência, resolvi procurar o Elias. Chequei em sua casa no horário do almoço. Ele parou tudo para me atender. Depois de muita conversa ele me mandou voltar para concluir o meu curso e que logo depois retornasse para iniciar a residência. Se hoje eu sou esse cirurgião devo ao Elias”, destacou Mão Santa.

Elias Balluz
Elias Balluz é natural de Parnaíba. Nascido no dia 23/02/1923. Formou-se em medicina pela Universidade da Bahia, em 1950 e sua pós-graduação foi no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, aonde chegou a ser diretor daquela instituição médica.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Acadêmicos da UNINASSAU vão participar da I Fengetec

Nenhum comentário:
A Feira vai mostrar o que os alunos de Engenharia produzem em sala de aula.

Evento acontece na praça de alimentação
do Parnaíba Shopping
Os acadêmicos de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU, unidade Parnaíba, foram convidados para participar da I Feira de Engenharia e Tecnologia de Parnaíba (I Fengetec), o evento é organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – Junior (CREA JR- PI) e será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 10h às 22h, na praça de alimentação do Parnaíba Shopping.

De acordo com estudante de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU, e uma das organizadoras do evento, Jéssica Borges da Silva, o objetivo da Feira é mostrar a sociedade as Engenharias que estão sendo estudadas na cidade e o que elas podem oferecer a população. “A nossa proposta é fazer com que o público compreenda o nosso trabalho, saiba o que estamos estudando e saiba a diferença entre as Engenharias que a cidade oferece seja ela Agronômica, Civil, de Pesca e Técnico em Edificações”, explica.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil, Irapuan Neto, a Feira vai expor um pouco da prática dos estudantes. “Vamos mostrar técnicas usadas na profissão, através de experimentos aprendidos e produzidos pelos alunos, além de divulgar o curso de Engenharia Civil”, afirmou.

Na exposição, os alunos vão apresentar estudos em ambientes históricos e naturais, como é o caso da maquete “Simulador de Ondas”, que vai tratar da importância dos mangues no assoreamento dos rios e canais os quais margeiam; representação de projetos construídos em Parnaíba como: Centro Cívico, Quadrilhodrómo e Parnaíba Shopping e ainda clássicos arquitetônicos como: Casa de Farnsworth, as Pirâmides do Museu do Louvre e ainda apresentar os materiais básicos da profissão tanto de campo quanto de desenho como: capacete, bota, trena, fita métrica, taquímetro, estação total, régua T, lapiseiras, transferidor dentre outros.

O curso de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU, Parnaíba, será representado por 18 estudantes com 11 trabalhos em maquetes arquitetônicas e coordenado pelos representantes da liga acadêmica: Jéssica Borges e Paulo Henryque da Costa Silva. 

Por: Sariny Leão | Jornal da Parnaíba

Aeroporto de Parnaíba tem redução de mais de 50% em 2016

Nenhum comentário:
Aeroportos do Piauí registraram queda de 11% no embarque de passageiros em 2016. Com apenas 67 decolagens em 2016, aeroporto Parnaíba reduz número de passagem em mais de 50%.
Voo da Azul que deixou de ser realizado para o aeroporto de Parnaíba (Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba)
O aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, registrou o embarque de mais de meio milhão de passageiros em 2016, mas apresentou queda de 11% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) e fazem parte do Anuário do Transporte Aéreo, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os números mostram que o número de passageiros embarcados no Piauí é o menor entre todos os estados do Nordeste (521.586). Foram 518.299 pessoas que saíram do aeroporto de Teresina para outros destinos, e mais 3.287 do aeroporto de Parnaíba, no litoral.

Os dados apontam queda de passageiros em voos no Piauí em relação a 2015, quando foram 586.018 embarques registrados nos dois principais aeroportos do estado em funcionamento - 64 mil a mais na comparação com 2016.

Quando isolados os dados de Parnaíba, a redução é ainda maior. Foram 7.194 passageiros embarcados em 2015. No ano seguinte, o número foi menor em quase 4 mil.

Um dos motivos da drástica redução de passageiros em Parnaíba foi o cancelamento dos voos entre Fortaleza/Parnaíba/Teresina e Teresina/Parnaíba/Fortaleza, que a empresa Azul Linhas Aéreas deixou de realizar.

Em todo o país, foram 109,6 milhões de passageiros, uma queda de 6,9% em relação ao ano anterior e a primeira retração após mais de uma década de crescimento.

O Piauí ainda registrou a decolagem de 5.538 voos, sendo 5.471 no aeroporto de Teresina e outros 67 em Parnaíba. Em 2015, o número de voos que saíram dessas duas cidades foi bem maior - 6.756.

 Jornal da Parnaíba com informações de Fábio Lima/Cidade Verde | Edição:

Jovem tem moto furtada de estacionamento próximo ao Quadrilhódromo

Nenhum comentário:
Na madrugada deste sábado, primeiro de julho, por volta das 3h40min, uma moto Fan preta de placa OEC 9462 de propriedade de Francisco das Chagas Rodrigues da Silva foi furtada de um estacionamento próximo a Praça Mandu Ladinho (Quadrilhódromo) onde estava acontecendo o encerramento do XVII Festival de Folguedos São João da Parnaíba.

O proprietário que é residente na comunidade alto do batista na Ilha Grande de Santa Isabel, já registrou o furto as autoridades e solicita a quem tiver alguma informação que possa ajudar, favor comunicar através do telefone 86 9595-4941.
Por José Wilson |Jornal da Parnaíba

17º São João da Parnaíba encerra com concurso de Quadrilhas

Nenhum comentário:
As três primeiras quadrilhas vencedoras do São João da Parnaíba 2017 foram: Lumiar, Balança Mais Não Cai e Rei do Cangaço.


A última noite do XVII Festival de Folguedos São João da Parnaíba foi além do esperado, tanto pela quantidade de pessoas presentes quanto pelo espetáculo apresentado pelas 6 quadrilhas que participaram do concurso que, ao final, selecionadas por um eclético corpo de jurados, escolheu as 3 vencedoras: 3º lugar: Rei do Cangaço,com 653,1 pontos; 2º lugar: Balança Mas Não Cai, com 654.4 pontos e 1º lugar: Lumiar, com 657,3 pontos.

Com um histórico de apresentações sempre vitoriosas, a já tradicional quadrilha Lumiar apresentou um tema  voltado para os sabores da culinária nordestina, encenando o casamento do café e da tapioca e também da combinação de sabores do feijão com a pimenta. A cajuína também foi lembrada na apresentação. Cada tema foi destacado alternadamente com a presença tradicional das danças do nordeste: forró, xaxado e baião.
No total foram 6 as quadrilhas que se apresentaram, obedecendo a seguinte ordem: 1º – Quadrilha Junina adulta Lumiar; 2º – Quadrilha Junina adulta Sapeka Junina; 3º – Quadrilha Junina adulta Balança mas não cai; 4º – Quadrilha Junina adulta Estrela Junina; 5º – Quadrilha Junina adulta Sanfona de Prata; e 6º – Quadrilha Junina adulta Rei do Cangaço

Presentes ao evento, além de um público surpreendente, o prefeito Mão Santa, com a esposa; o vice-prefeito Marcos Samarone, também com a esposa; o presidente da FIEPI, Zé Filho, a deputada estadual Juliana Moraes Sousa, além de vários secretários municipais. O superintendente de Cultura, Teófilo Lima, acompanhado da esposa Mariana, estava radiante, com o sucesso e a organização dos 30 dias de evento, com destaque para  o item segurança, que foi total, sem o registro de incidentes de violência, não obstante o clima de intranquilidade em que se vive.
Para o prefeito Mão Santa este festival de folguedos foi uma consagração, pelo valor cultural que representou, “porque buscamos resgatar nossa tradição, de festa popular, feita pelo povo e para o povo, indo aos mais distantes bairros e até na zona rural”, disse. O prefeito e o superintendente de cultura também se mostraram agradecidos pelo apoio dado por alguns empresários locais, que possibilitaram o aluguel das arquibancadas que deu maior comodidade a quem compareceu aos 4 dias do evento no Quadrilhódromo. 

Para o mês de julho que se inicia foi lançado nesta sexta-feira (30) o I Delta Fest, com eventos culturais e esportivos durante todo o mês.

Confira abaixo mais registros fotográficos da última noite do XVII “São João da Parnaíba”:

Superintendência de Turismo de Parnaíba divulga programação do I Delta Fest

Nenhum comentário:
I Delta Fest: Superintendência de Turismo de Parnaíba divulga calendário de eventos para o mês de julho.
Superintendente Municipal de Turismo, Charles Júnior apresentando o calendário do I Delta Fest ao prefeito Mão Santa
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, juntamente com o superintendente municipal de turismo, Charles Júnior, apresentaram ontem (30) à imprensa um calendário de eventos a serem realizados durante todo o mês de julho, algo inédito em Parnaíba, considerando se tratar de atividades diversificadas que acontecerão todos os dias da semana.

“Temos que lutar para consolidar Parnaíba também como polo turístico de fato, confirmar aquilo que já previa nosso ministro Reis Veloso quando disse que nossa cidade seria o 3º Polo Turístico Nacional”, disse o prefeito, lembrando que realmente no Piauí é a Parnaíba que tem mais estrutura, mais história e muito mais coisas a serem mostradas na área do turismo.
“Um sucesso é o sucesso de outro sucesso. Fizemos um excelente carnaval, uma paixão de Cristo inovadora, os folguedos juninos foram uma consagração e agora vamos realizar nossa programação de férias”, pontuou Mão Santa.

De acordo com o calendário de eventos, a partir das 14 horas de hoje, no aeroporto, haverá as “boas vindas aos turistas, com a apresentação da Banda Municipal e distribuição da programação de férias"; e às 16 horas, Abertura das Férias com paredões (Sunset), na Praia da Pedra do Sal.

Perícia aponta causas de acidente que deixou cinco mortos em Cocal

Nenhum comentário:
O grave acidente foi registrado por volta das 6h30min dessa quinta-feira (29/06) na PI-213, rodovia estadual que interliga o município piauiense de Cocal ao estado do Ceará. Na tragédia, cinco pessoas morreram e seis ficaram feridos.

Segundo a polícia, quatro das vítimas fatais estavam em uma caminhonete modelo D20 utilizada como “pau de arara”, transporte irregular de passageiros bastante utilizado na região nordeste do Brasil. O outro óbito do acidente conduzia uma motocicleta no sentido contrário da rodovia e acabou sendo colhido pelo outro veículo que teria saído da pista desgovernado após um pneu ter estourado.

As seis pessoas que ficaram feridas no acidente foram encaminhadas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, litoral do Piauí. Uma das sobreviventes conversou com o repórter Kairo Amaral e contou detalhes da tragédia. (REPORTAGEM ABAIXO). Ela é mãe do motorista da D 20 e estava juntamente com o filho dentro da cabine. Uma terceira pessoa que também estava na “boléia”, não resistiu e morreu no local.
O condutor da caminhonete identificado como Marciel de Sousa Moraes, de 24 anos, deverá ser indiciado por homicídio. Ele recebeu alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (30) e retornou para o povoado Serra do Arco, zona rural de Cocal, onde ele reside.

Após o grave acidente, os peritos criminais do Instituto de Criminalística de Parnaíba, Frederico Augusto e Cristiano César, foram acionados para o local e realizaram um trabalho de levantamento que durou cerca de cinco horas. As causas do acidente foram explanadas ao vivo durante o Jornal Agora desta sexta-feira (30). Assista no vídeo acima.

Por Kairo Amaral/Meio Norte | Edição:  Jornal da Parnaíba

Jovem é preso em flagrante na Ilha Grande acusado de assalto

Nenhum comentário:
Polícia de Ilha Grande (PI) age rápido e prende jovem acusado de assalto.
Rodrigo de Sousa Laurindo foi preso e conduzido para a Central de Flagrantes, em Parnaíba
Uma guarnição do Grupamento da Polícia Militar - GPM de Ilha Grande (PI) coordenada pelo 1º sargento F. Alberto, prendeu em flagrante o indivíduo identificado Rodrigo de Sousa Laurindo, 19 anos - residente à Rua Bom Jesus, s/n, centro de Ilha Grande (Morros da Mariana), acusado de ter assaltado a senhora Maria Aparecida da Conceição Nunes.    

O roubo ocorreu por volta das 18h40 desta sexta-feira (30), na Avenida Martins Ribeiro naquela cidade praiana. Rodrigo usou um simulacro de pistola e rendeu a vítima, levando uma mochila com cartões e a quantia de R$ 145 reais. 

A prisão ocorreu após diligências realizadas depois que a vítima prestou queixa no GPM. 

O caso foi encaminhado para Central de Flagrantes em Parnaíba onde o acusado deverá responder por assalto.

Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

Caixa vai vender imóveis do Minha Casa, Minha Vida de proprietários inadimplentes

Nenhum comentário:
Mutirão vai vender imóveis do Minha Casa, Minha Vida de proprietários inadimplentes; Os novos donos ficam isentos das dívidas anteriores do imóvel e não há risco de recurso dos antigos donos para reaver propriedade.
Por causa da inadimplência de proprietários, a Caixa Econômica adjudicou diversos imóveis no intuito de recolocá-los no mercado. Para isso, iniciou-se uma ação coletiva entre corretores para a venda dessas propriedades imobiliárias. A maioria das habitações faz parte do programa 'Minha Casa, minha vida' e possuem valores a partir de R$ 60 mil.

De acordo com Manuel Nogueira Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (Creci), os novos donos estão isentos de qualquer dívida do proprietário anterior. Ele assegurou ao Bom Dia Piauí que não há risco de reclamação dos donos anteriores por meios judiciais, já que foi cancelada qualquer relação deles com os aposentos e a Caixa detém todos os direitos sobre os imóveis.

"Os imóveis estão abaixo dos preços de mercado, o financiamento é garantido no sistema da Caixa e a sociedade vai tirar proveito disso em todo o estado do Piauí", destacou. Manuel Nogueira conta que na primeira lista constam 164 imóveis, mas esse número pode subir para 800 imóveis nos próximos dias.

"Nos sites do Creci e da Caixa vão estar os nomes dos corretores e das imobiliárias credenciadas. As pessoas podem se dirigir a esses corretores e fazer a negociação, visitar o imóvel e saber as condições de crédito", pontuou.

Jornal da Parnaíba com informações do G1 PI

Deputada Juliana prestigia o São João da Parnaíba

Nenhum comentário:
A deputada Juliana Moraes Souza foi presença notada na noite de encerramento do XVII São João da Parnaíba que aconteceu nesta sexta-feira (30) na Praça de Eventos Mandu Ladino, popularmente conhecida como “Quadrilhódromo”.

A deputada, sempre muito elegante e simpática, circulou pelo “Quadrilhódromo” e foi bastante solicitada para selfies. Posou para fotos ao lado do ex-governador Zé Filho e sentou-se ao lado da primeira dama de Parnaíba, Adalgisa de Moraes Souza que se fazia acompanhar do prefeito Mão Santa. 
A deputada Juliana contribuiu com emenda parlamentar para a realização do "XVII Festival de Folguedos São João da Parnaíba" que se encerrou nesta sexta-feira. Este ano o festival voltou a ser realizado em junho em obediência as tradições juninas.

A exemplo do que fez no carnaval, numa demonstração de compromisso com as coisas da Parnaíba, mais uma vez a deputada estadual Juliana contribuiu com recursos oriundos de emenda parlamentar, desta feita para a realização do Festival de Folguedos São João da Parnaíba 2017, que este ano teve a duração de 30 dias, transformando-se no maior festival junino realizado no Piauí. 
Ao invés de somente uma semana de festividades, este ano o prefeito Mão Santa, juntamente com o Secretário de Cultura, Teófilo Lima e sua equipe, não mediram esforços no sentido de prolongar as comemorações juninas por todo o mês.

“É fundamental divulgar a cultura, para o povo. O prefeito está de parabéns por ter levado o São João aos bairros e hoje fechar com chave de ouro aqui no 'Quadrilhódromo'”, disse a deputada.
Por: José Wilson | Edição: Jornal da Parnaíba | Fotos: Gláucio Junior

Moto bate em carro e uma mulher vai grave ao hospital

Nenhum comentário:
Uma mulher sofreu acidente de moto ao colidir contra carro. O acidente ocorreu por volta das 19h40min desta sexta feira (30/06), no cruzamento das ruas Osvaldo Cruz com Tamôios no Bairro no Bairro boa Esperança em Parnaíba (PI).

A vítima foi socorrida pelo SAMU e segundo populares o capacete salvou sua vida, pois ela bateu a cabeça em uma calçada. Pelas cenas do acidente a moto teria sido fechada pelo carro, mas a polícia era aguardada no local para levantar informações sobre as causas do acidente.

O condutor do carro permaneceu no local prestando socorro à vítima e aguardando o PPTran (Pelotão de policiamento de trânsito) da Polícia Militar.

Lumiar é eleita campeã 2017 do São João da Parnaíba

Nenhum comentário:
O São João da Parnaíba em sua XVII edição consagrou em sua última noite a vitória da quadrilha junina Lumiar que ficou em primeiro lugar na competição de quadrilhas no segmento adulto.
Lumiar é a campeão do São João da Parnaíba 2017 (Foto: Walter Fontenele)
Com o tema de sua apresentação voltado para os sabores da culinária nordestina, a quadrilha encenou o casamento do café e da tapioca e também da combinação de sabores do feijão com a pimenta.A cajuína também foi lembrada na apresentação.

Cada tema foi destacado alternadamente com a presença tradicional das danças do nordeste: forró, xaxado e baião. A Lumiar é uma das mais tradicionais quadrilhas de Parnaíba, já conquistou títulos regionais e estaduais, mas há muito tempo não alcançava o primeiro lugar em sua terra.
Balança Mas Não Cai foi a vice-campeã (Foto: Walter Fontenele)
O título de campeã 2017 é motivo de muito orgulho para os que fazem a quadrilha, que enfrentou dificuldades para conseguir manter seu elenco para esse ano. Mas que nas últimas semanas ganhou um apoio considerável que manteve acesa a chama da esperança de todo o elenco.

“Quem conhece o trabalho da Lumiar sabe que eles por bem pouco não se apresentariam, hoje estamos comemorando esse resultado tão merecido para todos eles, e eu fico feliz em ter feito minha parte de estar ao lado deles quando mais eles precisaram” disse Daniel Jackson.
Rei do Cangaço foi a terceira colocada (Foto: Darklise Albuquerque)
As três primeiras quadrilhas vencedoras do São João da Parnaíba 2017 foram: Lumiar, Balança Mais Não Cai e Rei do Cangaço.
Foto: Walter Fontenele

Quadrilha Sanfona de Prata

Foto: Walter Fontenele

Foto: Walter Fontenele

Ano de estreia da Sapeka Junina. Tem potencial para os próximos anos.(Foto: Walter Fontenele)
Texto: Blog do Tiago Mendes | Edição: Jornal da Parnaíba

sexta-feira, junho 30, 2017

Inaugurada nova parada de ônibus na Pedra do Sal

Nenhum comentário:
A parada de ônibus era uma queixa antiga dos moradores e frequentadores da praia da Pedra do Sal que utilizam transporte coletivo.
Para comemorar os seis meses de sua administração, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa está entregando no dia de hoje várias obras, na área de mobilidade urbana, saúde, esporte e em outros setores. São obras que objetivam melhorar a vida da nossa população.

Um calendário de inaugurações foi elaborado, iniciando-se pela manhã com uma ação social de limpeza na Praia da Pedra do Sal, com a participação de vinte alunos do primeiro bloco, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Piauí, sob a orientação da Professora Celina. Vários sacos com lixo foram recolhidos.

Matéria relacionada: Pedra do Sal ganha terminal de passageiros de transporte coletivo.
Em seguida, ainda na Pedra do Sal, o prefeito Mão Santa, na presença de secretários e vereadores, fez a entrega para os moradores daquela praia, de uma moderna parada de ônibus, com capacidade de abrigar do sol ou da chuva, trinta pessoas ou mais. Mão Santa disse na oportunidade que mais benefícios serão levados aos moradores da Pedra do Sal.

“Nós da Pedra do Sal estamos muito felizes em estar recebendo essa parada de ônibus. Só o Mão Santa poderia ter feito isso pelo nosso povo. Agradecemos de coração ao nosso prefeito”, disse, na ocasião, a senhora conhecida como Rosa da Pedra do sal, representando os moradores.

Excesso de peso causou acidente com ‘pau de arara’ que matou cinco em Cocal, diz polícia

Nenhum comentário:
Polícia disse que 12 pessoas seguiam na caminhonete quando eixo da roda cedeu e pneu estourou, causando capotamento.
Acidente com 'pau de arara' deixou cinco mortos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Maria Pedro da Silva Veras, 61 anos, e sua filha Antônia Erika Silva Veras, 17 anos, foram duas das vítimas do acidente que deixou cinco mortos nessa quinta-feira (29) na PI-213, em Cocal, 268 km ao Norte de Teresina. Segundo o policial civil Valter Brune, o excesso de peso da caminhonete que fazia transporte de pessoas no esquema de ‘pau de arara’ foi a causa do acidente.

“A perícia nos informou que com o excesso de peso, já que o veículo levava 12 pessoas, o eixo de um dos pneus traseiros cedeu e a roda tocou na lataria da caminhonete. O pneu estourou, o condutor perdeu o controle e o veículo capotou atingindo a motocicleta”, disse o policial.

Matérias relacionadas:

Os outros mortos que estavam na caminhonete são Antônia Silva Veras, 44 anos e Antônio Albino da Silva, 48 anos. Na motocicleta que foi atingida pelo veículo estava Raimundo Nonato de Araújo, 31 anos. A caminhonete seguia em direção a Cocal e Raimundo no sentido contrário.
Perícia indica que excesso de peso causou acidente em Cocal (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O acidente deixou cinco mortos e oito feridos. Seis permanecem no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, sem risco de morrer.

Os feridos ainda não foram identificados e entre eles está o condutor da caminhonete. De acordo com o policial civil Valter Brune ele pode responder por homicídio doloso qualificado. A perícia da polícia civil vai ouvi-lo na próxima semana, porque os médicos informaram que ele ainda não tem condições de falar sobre o acidente.

“Ele está bem, mas os médicos nos informaram que ele pode ter tido uma perda de memória recente com o impacto. Aos poucos isso vai se recuperando e ele poderá nos prestar informações. Não temos pressa, vamos aguardar para colher o depoimento dele”, informou.

O policial civil disse que o acidente poderia ter sido ainda mais grave, porque a caminhonete transportava botijões de gás que poderiam ter explodido na colisão.

A situação do veículo era irregular, porque não podia fazer transporte de passageiros. Eles seguiam na carroceria da caminhonete. Além disso, os pneus estavam lisos, oferecendo risco.

Por Maria Romero/G1 | Edição: Jornal da Parnaíba

Prefeitura entrega várias melhorias no bairro Ilha Grande de Santa Isabel

Nenhum comentário:
Prefeitura de Parnaíba revitalizada Praça Ângelo Santos, inaugura academia popular e Núcleo de Atenção a Saúde da Família no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel.
Praça Ângelo Santos no bairro Ilha Grande de Santa Isabel
O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa, o Mão Santa, entregou na manhã de hoje, aos moradores do bairro Ilha Grande de Santa Isabel, a Praça Ângelo Santos daquela  comunidade, totalmente recuperada em toda a sua estrutura, além dos jardins e da iluminação, como também, ao lado da praça, foi entregue aos moradores uma academia, que será utilizada por jovens e idosos nos finais de tarde.

Falando na ocasião, na presença de secretários municipais, vereadores e moradores, Mão Santa anunciou outras melhorias para a Ilha Grande de Santa Isabel, inclusive, uma maior atenção ao Nasf (Núcleo Atenção Saúde da Família) também inaugurado na manhã de hoje. Ele anunciou ainda que já assinou duas ordens de serviço, sendo uma autorizando o início da obra de asfaltamento da estrada que dá acesso à comunidade São José (Céu) e a outra, também, para asfaltamento da estrada que dá acesso ao conhecido “Conrado” às margens do rio, no bairro Igaraçu.

Parnahyba volta a enfrentar o Globo na segunda fase da Série D

Nenhum comentário:
Punição do São Raimundo põe Santos-AP e Globo como rivais de Altos e Parnahyba. Pena aplicada pelo STJD por escalação irregular retira clube do Pará do mata-mata da Série D do Brasileirão, classifica a Desportiva-ES e reordena chaveamento da 2ª fase.
A reviravolta no chaveamento da segunda fase da Série D faz com que Parnahyba e Globo, que já se enfrentaram na fase de classificação, voltem a se enfrentar nesta fase de mata-mata. Mas outro mata-mata entre Parnahyba e Globo poderá ocorrer ainda este ano. É que na segunda-feira, dia 3 de julho, haverá o sorteio dos confrontos para a Pré-Copa do Nordeste e a equipe do Globo está no pote 1 e o Parnahyba no pote 2. Caso as duas equipes voltem a se enfrenta na Pré-Copa Nordeste, teríamos 6 jogos dessa duas equipes de estados diferente.

A mudança no chaveamento foi muito prejudicial ao Parnahyba. Antes da punição ao São Raimundo, o Tubarão iria enfrentar o Guarany de Sobral e faria uma viagem curta até a cidade de Sobral e não sofreria tanto desgaste quanto a que terá que fazer indo até Ceará-Mirim, em Pernambuco.

Leia também:
Foto de Leandro Gleidson no banco São Raimundo-AM foi mostrada em julgamento no STJD (Foto: Reprodução)
São Raimundo-AM foi punido pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta sexta, e teve como pena a perda de três pontos, multa de R$1 mil e a desclassificação da segunda fase da Série D - a Desportiva-ES assume a vaga. O resultado do julgamento causou uma reviravolta nos confrontos das chaves da sequência da disputa e alterou os rivais dos times piauienses. O Altos vai receber o Santos-AP, rival da fase de grupos, enquanto o Parnahyba joga novamente contra o Globo, que deu trabalho ao Tubarão na primeira parte da competição. A decisão do STJD ainda cabe recurso.

O caso obrigou a CBF a adiar os jogos da segunda fase da Série D até que o impasse no STJD fosse resolvido. O time paraense escalou Leandro Gleidson de forma irregular sem que ele tivesse sido publicado no Boletim de Informações Diário antes da partida contra o Baré-RR. Em sua defesa, o clube alegou que o Leandro não constava na súmula e nem havia entrado em campo. Contudo, o atleta esteve presente no banco de reservas. A decisão do tribunal de punir o clube foi de forma unânime.

Como as partidas foram adiantas, a CBF remarcou as datas e locais dos duelos da segunda fase. Desta forma, o Altos faz seu jogo de ida, dia 9, diante do Santos-AP, no estádio Felipão, e o Parnahyba recebe o Globo, no Pedro Alelaf, em horários ainda indefinidos. Os duelos de volta estão marcados para o dia 16 de julho.

O novo chaveamento fica da seguinte forma:
Atlético-AC x São Francisco-PA
Gurupi x Princesa de Solimões-AM
Rio Branco-AC x Maranhão
Santos-AP x Altos
Guarany de Sobral x Sousa
Globo FC x Parnahyba
Juazeirense x Jacobina
Flu de Feira x Campinense
América-RN x Aparecidense
Ceilândia x Comercial-MS
União Rondonópolis x Villa Nova-MG
Portuguesa-RJ x URT
Boa Vista x Espírito Santo
Operário-PR x Desportiva Ferroviária-ES
São Bernardo x Metropolitano-SC
São José-RS x Brusque-SC

Jornal da Parnaíba

Receita Federal realizará concurso para 2.083 vagas

Nenhum comentário:
Foram solicitadas 904 vagas para assistente técnico-administrativo, que exige ensino médio completo e garante remuneração de R$4.137,97. Edital sairá em breve.
O déficit de mais de 4 mil servidores motivou o pedido de concurso do Ministério da Fazenda ao Ministério do Planejamento. Ao todo, foram solicitadas 1.312 vagas para cargos dos níveis médio e superior.

Para o cargo de assistente técnico administrativo foram 904 vagas, com exigência de ensino médio completo e salário de R$4.137,97. Já para o cargo de analista técnico administrativo, 257 vagas foram pedidas, sendo exigido formação superior completa em qualquer formação. A média salarial é de R$5.490,09.

Além disso, para o cargo de apoio estão oportunidades para os cargos de administrador (11 vagas), arquiteto (12), arquivista (nove), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (cinco), pedagogo (seis), psicólogo (seis), técnico em Comunicação Social (22).

Leia também:
O último concurso para o cargo de assistente ocorreu em 2014. Foram ofertadas 1.026 vagas, sendo distribuídas em todos os estados, exceto São Paulo. Para tal, os candidatos foram avaliados através de provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos.

Já para o cargo de analista foram 192 vagas em 2013 e atraiu 17.357 inscritos. As provas foram objetivas de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, além de redação. Os candidatos foram avaliados também em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática Básica, Gestão Pública, Administração Geral e Contabilidade Geral e Pública.

Segundo especialista, o concurseiro que inicia os estudos antes do edital tem 50% mais chance de ser aprovado. O segredo é estudar com apostilas, provas anteriores e exercícios. 

Jornal da Parnaíba com informações do site Concursos