quinta-feira, dezembro 15, 2016

Detran realizará ações educativas no fim de ano do litoral

Equipe de educadores de trânsito estará em Parnaíba e Luís Correia recepcionando turistas.

Ações de educação de trânsito no litoral.
O litoral piauiense é o destino de muitos turistas neste fim de ano. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) preparou uma programação especial de ações educativas e de fiscalização com o intuito de conscientizar e sensibilizar os condutores para os cuidados no trânsito.

De acordo com a diretora interina da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Larissa Caldas, as ações levarão mensagem de preservação à vida, buscando alertar sobre a necessidade de evitar excesso de velocidade e misturar bebida com direção. “Vamos levar a população a refletir sobre a importância ao respeito às leis de trânsito, para uma condução mais prudente, pois, com certeza, isso evitará acidentes”, pontua Larissa.


A partir do dia 27, uma equipe de educadores de trânsito estará em Parnaíba e Luís Correia recepcionando os turistas que chegam para curtir as praias. Será distribuído material informativo chamando a atenção para o uso dos equipamentos de segurança e sobre a conduta de cada um no trânsito.

Em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), a diretoria de Infrações do departamento realizará blitzen e organizará o trânsito nas principais vias de acessos às praias, como a do Coqueiro e Barra Grande.

“O fluxo de veículos no fim do ano costuma aumentar no litoral e isso requer uma atenção especial por parte do Detran, evitando excessos para que todos aproveitem a festa de maneira segura e consciente”, destaca Levi Gomes, diretor de Infrações.

Educação de Trânsito
O Detran acredita na educação como fonte de mudança de comportamento para um trânsito mais humanizado. Neste ano, as equipes de educadores do órgão visitaram cerca de 80 cidades, onde realizaram ações como palestras, abordando a temática no tocante às ações comuns do cotidiano das pessoas que nem sempre são respeitadas, como: atravessar na faixa, parar no sinal vermelho e usar o cinto de segurança.

“Temos buscado desenvolver ações educativas, palestras e blitzen, tanto na capital como no interior do estado, a fim de levar a população a refletir sobre comportamento no trânsito, diminuindo, assim, as estatísticas alarmantes de acidentes. Em paralelo a essas atividades, temos intensificado as ações de fiscalização”, destaca o diretor-geral do Detran, Arão Lobão.

O diretor destaca que o compromisso com a diminuição dos acidentes de trânsito é a bandeira do órgão na atual gestão, a prova disso foi a redução desses, em 12%, comparando 2015 a 2014, segundo dados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).  “Essa redução está ligada às constantes ações de educação que estamos realizando no estado somada às ações de fiscalização”, avalia Lobão, acrescentando que, além dessas duas ações para reduzir ainda mais o número de acidentes, é necessário uma mudança de comportamento por parte da população.

“Seja condutor, pedestre ou ciclista, somos nós os responsáveis por tornar o trânsito um local seguro para todos. É preciso haver uma mudança de comportamento por parte de todos que compõem este ambiente para que as mortes e acidentes de trânsito sejam significativamente reduzidas”, pontua Arão.

Por Nallyne Soares | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: