quarta-feira, julho 27, 2016

MP e imprensa parnaibana firmam acordo sobre divulgação de auto-estermínio

Imprensa parnaibana e MP firmam acordo sobre nova abordagem de pautas a cerca do suicídio.

Promotoras de Justiça da Comarca de Parnaíba, Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha Silveira e Juselisse Nunes de Carvalho Costa, se reúnem com imprensa de Parnaíba.
Em virtude do crescente índice de suicídios registrados em Parnaíba nos últimos meses, bem como a cobertura exacerbada de tais fatos na imprensa local, as promotoras de Justiça da Comarca de Parnaíba, Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha Silveira e Juselisse Nunes de Carvalho Costa, convocaram na manhã da última segunda-feira (25) representantes de alguns blogs de Parnaíba a fim de chegarem a um acordo sobre o tema. Conforme explanou Maria Socorro, deve-se evitar a divulgação de tais tragédias, pois estudos comprovam que a divulgação de notícias de auto-extermínio acaba servindo de estímulo e possível imitação do ato por pessoas que têm pensamento suicida.

Promotora Maria do Socorro explana sobre a divulgação
de suicídio em blogs e sites.
Participaram da reunião representantes dos blogs Cotidiano de Parnaíba, Portal do Catita e Blog do Pessoa. Ficou acordado uma parceria entre o Ministério Público e a imprensa presente que a partir de agora a pauta será abordada de uma forma diferente, de forma a alertar a população a detectar uma pessoa com comportamento e intenção suicida e de que forma a vítima pode ser ajudada. Foi sugerida também a abordagem de temas que levem o público a auto-reflexão sobre a importância e o valor da vida, bem como a prevenção. Dessa forma, os blogueiros se comprometeram a não mais veicular reportagens sobre pessoas que tiraram a própria vida.

Carlson Pessoa propôs fomentar uma audiência pública na Câmara Municipal para se debater o tema e conforme adiantaram as promotoras, em breve especialistas da ONG Centro de Valorização da Vida (VCC), virão ao litoral promover ações com a imprensa da cidade. Outra reunião parecida como a de hoje será agenda futuramente com os demais profissionais de imprensa de Parnaíba.

Por Luzia Paula | Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom atitude sensata e certamente necessária.