segunda-feira, junho 06, 2016

O turismo é o resultado de uma busca

Jornalista Arlindo Leão (O Piaguí Culturalista)
Trechos do discurso do jornalista Arlindo Leão (O Piaguí Culturalista) então secretário municipal de turismo, convidado pela Universidade Federal do Piauí, por ocasião do I Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba e Encontro Municipal de Turismo de Meio Ambiente, que aconteceu em junho de 2011 no auditório da UFPI (campus Ministro Reis Velloso).

“O turismo é o resultado de uma busca, uma busca constante e insaciável por culturas diferentes, por interpretações diferenciadas de uma mesma coisa.

“Somos seres em transformação e transformadores, diante do horizonte que nos cerca ainda haverá muito que se desvendar do mundo e do universo oculto que a mente é capaz de criar.

“Como levar para os dias de amanhã o que desfrutamos hoje, sem que com isso não nos preocupemos com os destinos de nossa fauna, flora, inclusive geografia, sim, a geografia, afinal, quanto mais o homem haverá de crescer, mais e mais necessitará de espaço”.


Parnaíba, cidade internacionalmente turística, possui o único curso de turismo da Universidade Federal do Piauí. A atual gestão municipal vai entrar para a história por ter o seu aeroporto deixado de receber o único voo comercial (Azul), a bela Lagoa do Portinho (cartão-postal) ter secado, bem como ter desativado as secretarias de turismo e de cultura (uma regressão das mais inacreditáveis). Cultura e turismo aqui nem de longe são prioridades do poder público.

Delta Vox

Nenhum comentário: