sábado, junho 11, 2016

CIPTur prende dupla acusada de instalar “pescador” de depósitos em envelopes

O equipamento denominado de “pescador” estava instalado em duas gavetas de depósitos efetuados com envelopes em terminal eletrônico da Caixa Econômica, em Parnaíba e Luis Correia.
Foram apreendidos dois equipamentos conhecidos como "pescador" instalados em terminais eletrônica da CEF.
Duas gavetas com dinheiro de caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) foram apreendidas na manhã deste sábado (11/06) no Bairro Boa Esperança, em Parnaíba.

A Polícia Militar recebeu a denúncia de que havia dois dispositivos eletrônico conhecidos como ”pescadores”” em caixas eletrônicos para capturar envelopes de depósito bancário na agência. Os policiais foram até o local e constaram que havia duas gavetas coletando os depósitos em dinheiro para posterior furto. Em uma das gavetas estava a quantia de 1.500,00 pronta para ser pescada pela dupla. Devido as câmeras de segurança da área interna da agência foram registrados imagem dos supostos autores da ação.
Emanuel Alves da Silva, acusado de instalar equipamento denominado de "pescador"
Com as imagens registradas dos suspeitos foram iniciadas as investigações e o monitoramento em tempo real e um grupamento da CIPTur (Companhia Independente de Policiamento Turístico) comandada pelo tenente Wilson Reis, composta pelo sargento Carlos e o cabo Israel Fernandes, foi até a agência no Shopping Amarração e flagraram Bruno Vieira Mantrua, 24 anos, natural de Natal (RN), e Emanuel Alves da Silva, 29 anos, natural de Fortaleza (CE) acusados de instalar o “pescador de envelopes” em caixa eletrônicos da CEF. A dupla foi levada inicialmente para delegacia de Policia Federal na avenida São Sebastião por tratar-se furto em um órgão da administração federal.
Bruno Vieira Mantrua, acusado de tentar furtar dinheiro de depósito de clientes da CEF
A dupla foi presa na agência no Shopping Amarração quando iriam retirar os envelopes depositados com dinheiro. Segundo os policiais militares há mais duas pessoas envolvidas no esquema.
Imagens do sistema de monitoramento interno mostra ação da dupla.
Como funciona o “pescador”
O “pescador” consiste em colar com fita dupla-face uma linha nas partes superior e inferior do local por onde os caixas eletrônicos recebem os envelopes de depósitos. A linha fica na parte interna da máquina e “pesca” os envelopes que até chegam a seu destino, mas ficam presos nela. Depois, os criminosos puxam a linha e com ela os envelopes contendo dinheiro das vítimas.
Imagens do momento em que a dupla instalava o "pescador" no terminal de caixa eletrônico destinado a receber depósitos em envelopes dos clientes da CEF

Uma novidade na fraude
O caso foi levado para a Polícia Federal, onde o delegado Marcos Roberto iniciou os procedimentos pra instauração do inquérito. Segundo Marcos Roberto, estas ações estão ficando comuns; mas a novidade está na maneira como era realizada o furto. As gavetas que recebem os depósitos feitos em envelope nos terminais eletrônicos eram introduzidas um simulacro com um fio para posteriormente ser puxada e recolhida pela quadrilha. Dentro da caixinha metálica instalada pela quadrilha ficavam os depósitos efetuados em envelope.

O equipamento (pescador) foi encontrado neste sábado em uma agência bancária de Luís Correia, e ontem (10) em uma outra do Centro de Parnaíba. No total foram encontrado quatro. Este tipo de fraude geralmente são efetuados pelos criminosos durante o final de semana quando dispõem de mais tempo para aplicar o golpe contra o banco. Uma perícia será solicitada e a investigação ficará por conta da Polícia Federal (PF).

De acordo com informações do coronel Lucena, a dupla era procurada pelas polícias dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: