quinta-feira, maio 12, 2016

Impeachment: Saiba como votou os senadores piauienses

Bancada piauiense se divide na votação do impeachment no Senado.


O senador Elmano Férrer (PTB) surpreendeu durante a votação do Senado que aprovou o afastamento da presidente Dilma Rousseff por 180 dias. Anteriormente, o piauiense havia declarado que era a favor da instauração do impeachment, mas na madrugada desta quinta-feira (12), o parlamentar foi um dos 22 senadores que votou contra admissibilidade do processo. 

"Minha consciência me levou a isso. Digamos, não havia motivos palpáveis e jurídicos que incriminasse a presidente da República pelo crime de responsabilidade. Foi uma decisão muito pessoal, consciente, independente de qualquer conotação partidária ou pressões de qualquer natureza por autoridades daqui", disse Férrer, em entrevista ao jornalista Elivaldo Barbosa, que acompanha a votação de Brasília.

A senadora Regina Sousa (PT) usou o tempo estabelecido na tribuna para justificar o voto. "Foi a política que decidiu que a presidente Dilma não governaria. Tomada a decisão, ou seja, depois de apontar quem seria a criminosa, partiu-se para achar o crime. E não venham apontar que é a economia, porque esse país já passou por várias crises graves e não de depôs governante", disse a petista.

Já o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, repetiu a orientação do partido na votação do dia 17 de abril, na Câmara Federal. Da bancada piauiense no Senado, ele foi o único que votou pela admissibilidade do impeachment. 

"Essse é um dia que eu não gostaria que existisse e que estivesse acontecendo. O afastamento de presidente da república é traumático em qualquer democracia, mas nós representantes da sociedade, temos que nos resignar aos nossos deveres, principalmente, quando de nós é exigido cumprir a nossa obrigação em suas instituições. Nunca fui um entusiasta desse impeachment. Todos sabem que a minha primeira atitude, logo no início desse processo, foi tentar construir uma solução menos dolorosa possível dentro das circunstâncias. A Casa não faz aquilo que o povo não quer. O povo é soberano", disse Nogueira.

Durante o discurso, ele ainda fez menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com palavras de gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo petista no Piauí.

"Eu venho de um Estado, o Piauí, e de uma região o Nordeste, ao qual tenho bastante gratidão pelos avanços sociais que mudaram a vida de milhões de piauienses e nordestinos. É doloroso estar aqui presenciando o fim de um ciclo, iniciado pelo presidente Lula e que tanto deixou boas recordações na alma de meu povo, do povo do Estado do Piauí e região. Neste momento tão triste, por questão de honestidade, consciência e coerência, temos que reconhecer que o legado das melhorias políticas-sociais implementadas pelo presidente Lula, significaram na vida dos meus irmãos, do meu querido Estado. Assim, eu com o peso da responsabilidade histórica que hoje temos sobre os nossos ombros,  voto SIM,  pela admissibilidade do impeachment. Meu voto não é contra ninguém, contra nenhum governo. Meu voto é a favor da necessidade urgente que a gente tem de sair do atual impasse. Por isso, voto a favor do fim da crise; à favor do Brasil", disse Ciro Nogueira.


Por Graciane Sousa / Cidade Verde

Nenhum comentário: