quinta-feira, novembro 13, 2014

Simpósio abordando produção sustentável de alimentos foi realizado em Parnaíba

Foi encerrado nesta quarta-feira (12) o Simpósio Produção Sustentável de Alimentos, realizado em Parnaíba – PI.  O evento teve início no dia 11 no Campus Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba e teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, discutir resultados e fortalecer grupos de pesquisas em agroecologia e em sistemas de produção de alimentos. O evento foi uma iniciativa da Embrapa Meio-Norte e contou com o apoio da Prefeitura de Parnaíba. A programação do simpósio englobou palestras ministradas por profissionais renomados em agroecologia, educação e economia e uma mesa redonda envolvendo grupos de pesquisa em intensificação ecológica na agricultura.

O simpósio teve início com a "Palestra Estratégias de pesquisa em agroecologia com ênfase no manejo da Agrobiodiversidade", apresentada por Altair Toledo Machado, coordenador técnico do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Em seguida, foi realizado o painel "Ações sobre Pesquisa & Desenvolvimento nas instituições", que contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite; do diretor do Campus da Ufpi de Parnaíba, Alexandro Marinho Oliveira e pela diretora do campus da Uespi de Parnaíba, Rosineide Araújo.

No turno da tarde aconteceu a palestra "Fundamentos teóricos e etapas da construção de redes sociotécnicas para viabilização da economia solidária", que foi apresentada pelo extensionista da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI - Santos/SP), Newton Rodrigues. Em seguida será a vez do tema "Mercados institucionais - Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)", conduzida pelo gerente da Unidade da Conab de Teresina, Joaquim José de Castro Monteiro. Dando continuidade à programação foi apresentada pela produtora rural Maria de Fátima Linhares a palestra "Caso de sucesso Fazenda Mimoso: Resiliência, Semiárido e Assistência Técnica".

Ainda na tarde de terça-feira aconteceu a mesa redonda "Como a economia solidária pode contribuir para a sustentabilidade agrícola?" com a participação de Newton Rodrigues e Joaquim José de Castro Monteiro; do gerente de Alimentação Escolar de Parnaíba, Arnaldo Souza Aguiar; da nutricionista da Gerência Regional de Educação (PI), Maria do Socorro Arcanjo Oliveira, e mediação da professora do Departamento Ciências Econômicas e Quantitativas da UFPI, em Parnaíba, Fátima Crespo.

Na quarta-feira a programação teve início com a palestra "Desafios da inovação: perspectivas de ação da Embrapa em Transferência de Tecnologia, intercâmbio e construção de conhecimentos", apresentada pela supervisora do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ynaiá Masse Bueno.

A segunda palestra do dia teve como tema os "Desafios e perspectivas da educação em assentamentos da reforma agrária", apresentada pela educadora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Será abordado também o tema “A educação como prática da liberdade: princípios geradores da práxis social no contexto rural", em palestra apresentada pelo professor da Uni-Nassau, Ernandes Queiroz.

Ainda no turno da manhã a diretora da Escola Agrícola de Cocal, Ana Lúcia Neres; a religiosa Irmã Celina, da Escola Família Agrícola de Pedro II; a educadora  Maria Dicioneide Fontenele Silva e o professor da Uespi, Valdinar Bezerra (mediador) participaram da mesa redonda "Como a educação formal e não-formal contribui para a sustentabilidade no meio rural?".  O evento continuou até o final da tarde, com troca de experiências, levantamento de demandas e encaminhamentos.

Nenhum comentário: