sábado, outubro 11, 2014

Prédio abandonado será transformado em Laboratório de Saúde da Universidade Federal

Prédio abandonado na Praça da Graça será um Laboratório de Saúde da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso.

O prédio situado na Praça da Graça (Centro Integrado de Saúde Dr. Mário Lages), onde funcionava o antigo “PAM” e o laboratório de odontologia da FACOE – Faculdade de Odontologia e Enfermagem da Uespi (foto ao lado), deverá ser transformado num Laboratório de Saúde do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), segundo informações do professor Alex Marinho, diretor do Campus.

O edifício foi repassado do governo federal para o Estado, que o teria doado ao município, porém, atualmente se encontra sem nenhuma utilidade e abandonado. Recentemente pessoas drogadas quebraram uma porta de vidro na entrada do prédio e estavam saqueando os móveis. A ação foi contida após denúncias da imprensa.

Segundo o professor Alex Marinho, há uma parceria entre a prefeitura de Parnaíba e o Campus Reis Velloso, ao qual teria sido doado o prédio que passará por adaptações simples para funcionar como laboratório de saúde pública. “Estamos com todos os equipamentos para instalar o laboratório na Praça da Graça. Estamos esperando apenas a liberação do IPHAN. O espaço é adequado”, disse Alex (foto ao lado).

Até agora havia vários questionamentos sobre os motivos que levavam o prefeito Florentino Neto a abandonar aquele edifício no centro da cidade, com estrutura adequada para funcionar até o Centro de Especialidades de Saúde, que atualmente está em local distante do centro, sem a devida acessibilidade aos portadores de necessidades especiais que procuram atendimento no local, que é uma casa alugada, enquanto o edifício da Praça da Graça é do município e numa área central de mais fácil acesso.

O vereador Antônio Diniz chegou a levar o assunto para a Câmara Municipal, quando fez aprovar um requerimento solicitando da prefeitura as ações necessárias para que fosse providenciada a urgente reforma do prédio. Na opinião dele, “melhorando toda a estrutura para funcionar o CES (Centro de Especialidades de Saúde), as condições seriam satisfatórias, tanto para os profissionais como para os usuários que utilizam a citada unidade de saúde, em função da área central em que se localiza o prédio, próximo, portanto, de bancos, correios e da área comercial”.

Curta nossa pagina no Facebook
Fonte: Jornal "Tribuna do Litoral"/ Blog do B Silva

Nenhum comentário: