terça-feira, junho 10, 2014

Por falta de incentivos, tradicionais "Bois" não participarão do São João da Parnaíba

Tradicionais ‘Bois’ de Parnaíba não participaram de São João da Parnaíba por falta de incentivo.

A Sociedade Bois de Parnaíba é uma entidade onde estão filiados quase 20 grupos de bumba-meu-boi dos mais diversos bairros de Parnaíba. A entidade foi fundada em 2006 por alguns grupos e tinha como presidente na época o eterno culturista Benjamim Santos popularmente conhecido por ‘Bem Bem’.

A Sociedade de Bois é uma entidade sem fins lucrativos e ajuda na manutenção da cultura na cidade, não deixando morrer a cultura do ‘boi’ no município. Sem fontes de renda a entidade sobrevive de patrocínios do município. Grupos tradicionais dos folguedos parnaibanos tais como Novo Fazendinha,
Brilho da Ilha, Rei da Boiada, Novo Lírio e outros grupos tanto adultos como mirins fazem parte da Sociedade.

O São João da Parnaíba organizado pela prefeitura de Parnaíba anualmente é marcado pelas belas apresentações dos grupos, porém este ano cerca de 80% dos grupos filiados a Sociedade de Bois de Parnaíba decidiram não participar do evento, alegando falta de estrutura financeira.

Segundo o presidente da entidade Batista Filho os presidentes dos grupos folclóricos são pessoas humildes na sua maioria ‘pobre’ e assim não existe
condição para participarem do evento sem patrocínios, pois cada grupo adulto gasta em seu orçamento entre 30 a 35 mil reais enquanto na categoria mirim os gastos podem chegar até 15 mil reais.

“Pedimos desculpas as pessoas que ‘amam’ o bumba-meu-boi, mas vamos procurar nos estruturar e preparar, para que nos próximos anos possamos voltar e abrilhantar o São João” disse Batista Filho. Sem está estrutura financeira é impossível apresentar os ‘bois’ com a qualidade vista em anos anteriores argumentou o presidente da entidade.

Vale ressaltar que foram inscritos no São João da Parnaíba deste ano filiados a entidade os bois Flor do Lírio (adulto), Estrela Cadente e Estrela Mandacaru (Mirim), desta forma o público parnaibanos não verãos os batalhões mais tradicionais da cidade, como Rei da Boiada e Boi Garantido do Bairro Catanduvas, Novo Ano, Brilho da Ilha e o Boi Novo Fazendinha da Ilha Grande Santa Isabel, Novo Lírio da Guarita e os conhecidíssimos bois do Seu Bandeira, Igaraçu e Precioso do Bairro Piauí.

Edição do Jornal da Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook

Um comentário:

Anônimo disse...

no ano de 2015 o rei da boiada voltara com muito mais força. Para levanta a galera do sao joao da parnaiba, obrigado batista por este seu descuso emosinante vamos q vamos. Nao e fim e um ate logo.