segunda-feira, maio 19, 2014

IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí define novos rumos pra saúde no Estado

O evento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Balneário do SESC Praia na Praia do Barro Preto, município de Luís Correia.

IV Congresso de Secretarias Municipais
de Saúde do Estado do Piauí
O IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí discutiu em dois grandes painéis, o primeiro com o tema: Caminhos para efetivação do Decreto 7.508: onde estamos e quais as perspectivas para 2014; Construção de uma agenda para o Piauí. O seguinte com o debate sobre Rede de Atenção á saúde; implantação e operacionalização.

A mediação do primeiro momento foi realizada por Socorro Candeira, presidente do COSEMS PI e Secretaria de Saúde do município de Luis Correia. Entre os palestrantes o Professor Doutor em economia da Universidade de Brasília, Everton Nunes da Silva, que explicou de forma didática e clara como o decreto 7.508 vem regulamentar a lei 8080, principalmente na questão da organização e da contratualização de ações e serviços da saúde. De acordo com o professor o decreto vai tentar operacionalizar a regulação do sistema único de saúde, definindo as responsabilidades de cada ente União, Estado e Município dentro da parceria.


Auditório do Sesc Praia, em Luis Correia, local da
realização do IV Congresso de Secretarias
Municipais de Saúde do Estado do Piauí
Patrícia Batista, diretora da DUCARA (Diretoria de Unidade e Controle, Avaliação), Regulação e Auditoria) participou do painel expondo como o Governo do Estado através da Secretária de Saúde do Estado está trabalhando para implantar o decreto 7.508 dentro do Piauí, uma das ações é a abertura da central de regulação, que até final de maio já estará funcionando de forma plena.

Oficinas
Aconteceram cinco oficinas durante o Congresso; Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, Desafios na operacionalização do Programa saúde na Escola (PSE), Processo de Planejamento do SUS, Evidências para gestão da saúde: como melhorar a tomada de decisão usando a Avaliação de Tecnologias em Saúde e a última oficina sobre Processo de Integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde.

Patrícia Batista, diretora da DUCARA
Em cada uma das oficinas grandes debates que fortaleceram o diálogo entre as secretarias municipais, órgão estaduais e Ministério da Saúde.  Antônia Santos, Secretária Municipal de Saúde de Olho d’Água do Piauí afirmou que o evento foi esclarecedor, pois os temas debatidos fazem parte do cotidiano no município.

Construção de uma agenda do COAP no Piauí
Durante a programação do IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí. I mostra de Experiências Exitosas Municipais, o último painel foi a construção de uma agenda para o COAP (Contrato de Organização das Ações Publicas em Saúde).

Secretário de Gestão Estratégica e Participativa
do Ministério da Saúde, André Bonifácio
O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, participou do painel e falou sobre a importância do Congresso e sobre a formação da agenda para o COAP. “Imagine um Congresso que reúne representantes de todo o Estado que saem daqui com um produto concreto de uma agenda estratégica para o fortalecimento da regionalização, melhoria do acesso do cidadão piauiense a ações de serviços de saúde e a construção de um acordo federativo tendo o contrato como instrumento base, é fantástico. Quero parabenizar o COSEMS-PI, a Secretária de saúde, os secretários, prefeitos e deputados que estiveram aqui, por que é uma amostra que o tema da saúde é bastante estratégico”, disse ao final do evento.

Patrícia Batista, diretora da Ducaro, Juliana Moraes Sousa,
deputada estadual e Adriana Prado, prefeita de Luis Correia
André ressaltou ainda que o COSEMS-PI está cumprindo um papel fundamental que é disseminar a informação, fortalecer a relação federativa, de levar as informações a um conjunto de secretários novos, e é isso que faz o Sistema Único de Saúde se revigorar a cada ciclo.

A apresentação da agenda foi feita por Socorro Candeira, presidente do COSEMS-PI que deu destaque a necessidade urgente que o município  tem de compartilhar as responsabilidades entre os entes. “Precisamos estabelecer compromissos, para que tenhamos a rede de saúde como um todo, para cumprir as metas estabelecidas. O principal ponto é definir qual as políticas públicas necessárias, mas antes precisamos consolidar a articulação com SESAPI, para realizar eventos para os gestores; (prefeitos, governador, secretários municipais  e o Ministério da Saúde). Fortalecendo o grupo condutor estadual com representação regional, enfim fazer uma agenda comum com SESAPI”, afirmou.





Por Larissa Teixeira
Da redação do Jornal da Parnaíba

Curta nossa fanpage no Facebook

Nenhum comentário: