segunda-feira, março 03, 2014

TCU nega prazo de adequação da Vila Olímpica de Parnaíba

Tribunal negou novo prazo para apresentação de estudo de viabilidade da obra em Parnaíba

O Tribunal de Contas da União (TCU) negou o novo pedido feito pelo Ministério dos Esportes para a prorrogação do prazo de apresentação dos projetos de viabilidade técnica e econômica que comprovem a necessidade e a função da Vila Olímpica da cidade de Parnaíba. A obra teve os recursos suspensos em setembro do ano passado, quando o TCU realizou auditoria no local, constatando “evidente incompatibilidade do porte do empreendimento com a conjuntura política, econômica e demográfica do município de Parnaíba, que conta apenas com cerca de 150 mil habitantes”.


O Tribunal de Contas identificou a inexistência de estudos que assegurassem a viabilidade técnica e econômica do empreendimento e de estimativa dos impactos do aumento de despesas relacionadas à operação e manutenção do complexo esportivo. “Tal impropriedade evidencia-se em face da inexistência de adequados estudos pertinentes ao dimensionamento das estruturas previstas, às demandas que visa suprir, aos usos e atividades programados, bem como aos custos com a manutenção e operação do empreendimento, o que enseja riscos potenciais de prejuízos relacionados à eventual incapacidade de manutenção e operação das estruturas construídas, subutilização, inoperância e deterioração precoce do patrimônio público”.

José Aldo Rebelo Figueiredo
Constatadas as possíveis irregularidades, Ministério dos Esportes e Fundação dos Esportes do Piauí se comprometeram em apresentar, em um prazo de 90 dias, documentação que atestasse adequabilidade dos estudos de viabilidade do empreendimento e a compatibilidade do porte do empreendimento com a conjuntura socioeconômica da cidade de Parnaíba. 

No dia 3 de fevereiro de 2014, o Ministério dos Esportes solicitou nova prorrogação do prazo para atendimento às determinações. Em resposta ao pedido, o TCU argumentou que “o longo prazo transcorrido desde o encaminhamento das determinações ao Ministério do Esporte, já postergado, inclusive, por 90 dias, reforça a evidência de inexistência de projeto adequado para o empreendimento”.

De acordo com o deputado federal Osmar Junior (PC do B), autor da proposta que destina emenda parlamentar para o projeto, os estudos de viabilidade do empreendimento já teriam sido realizados. “Segundo o presidente da Fundespi me informou, o estudo de viabilidade já foi concluído. O nosso interesse é que a obra seja concluída. Queremos que o problema seja resolvido porque os únicos prejudicados são os que precisam da vila olímpica para pratica suas atividades esportivas”, declarou. 

Deputado federal Osmar Junior (PC do B)
Para a construção da Vila Olímpica de Parnaíba, a Caixa Econômica Federal já teria repassado R$ 3,7 milhões. No entanto, todo o Complexo Esportivo está estimado em mais de R$ 200 milhões. Estão previstos a construção de um estádio olímpico com capacidade de 30 mil torcedores, uma vila olímpica com ginásio para cinco mil pessoas, uma piscina olímpica para natação e outra para saltos ornamentais, duas quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia, quatro quadras de tênis, pista de cooper, mais arquibancadas para duas mil e 500 pessoas, estacionamento para 500 veículos, oito quiosques, além de vestiários e banheiros.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Karliete Nunes/O Dia
Curta nossa pagina no Facebook

Nenhum comentário: