sábado, março 22, 2014

Conselho Itinerante do CRF-PI define ações em Parnaíba

O Conselho Itinerante do CRF-PI fez visita a Parnaíba para se reunir com farmacêuticos e empresários do setor e discutir a regularização profissional e da classe, implantação de “farmácia 24 horas”. Também foi realizadas visitas ao HEDA, Laboratório municipais e privados, reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Parnaíba.

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí esteve em Parnaíba nos dias 19, 20 e 21, com o “Conselho Itinerante do CRF-PI”. O órgão fez atendimentos na subseção, localizada no Shopping Tarcila Broder, com emissão de certidões e outros documentos da classe além de receber farmacêuticos e empresários do setor.

Na quarta feira, 20, o parnaibano Ítalo Rodrigues, presidente do CRF, visitou o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, onde conheceu a farmácia e rotina de dispensação de medicamentos. Ele foi recebido pela interventora, Maria Clara Leal.

O principal compromisso do Conselho em Parnaíba foi a reunião com farmacêuticos, na noite dessa quinta-feira, no auditório do Hotel Cívico. A diretoria do CRF, conselheiros, profissionais e o diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Luciano Assunção, analisaram e discutira a implementação da Assistência Farmacêutica Plena na cidade de Parnaíba.

Conselho Itinerante do CRF-PI, em visita a Parnaíba (PI)
Após votação, ficaram acordados três pontos importantes: RT (Responsabilidade Técnica) de 4 horas, ou seja, o farmacêutico tem que permanecer por no mínimo quatro horas dentro da farmácia ou drogaria; a distância máxima entre a residência do farmacêutico para a farmácia ou drogaria de sua responsabilidade técnica e de no máximo, 50 km; farmácias e drogarias que vendem medicamentos de controle especial (antibióticos e psicotrópicos) terão obrigação de ter um farmacêutico, por no mínimo 4 horas, durante seu horário de funcionamento. Os estabelecimentos que abrem 24 horas terão uma escala maior, na ausência do farmacêutico, os psicotrópicos não podem ser vendidos.

Também foi discutida no encontro, a lei municipal que obriga ao menos duas “farmácias 24 horas” na cidade, em regime de rotatividade a ser definido pela Vigilância Sanitária Municipal.

Na manhã desta sexta-feira, 21 o presidente do CRF, o parnaibano Ítalo Rodrigues, e diretores se reuniram com Luciano Assunção, diretor da Vigilância Sanitária de Parnaíba, e com a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Moura, para que os dois órgãos aprovassem o que foi definido na reunião com os farmacêuticos.

Após ser divulgada pelo Conselho Regional de Farmácia, com a assinatura do Ministério Público e Procon Municipal, a resolução de implementação da “assistência Farmacêutico Plena” em Parnaíba, já entra em vigor. Haverá um prazo de 180 dias para adequação da nova resolução.

Ainda no dia 21, ao meio dia, os membros do CRF-PI promoveram um almoço de confraternização no Hotel Cívico com a imprensa de Parnaíba.

Jornal da Parnaíba | Por José Wilson

Nenhum comentário: