sábado, fevereiro 01, 2014

Pacientes levam até lençóis de casa para hospital em Parnaíba

Banheiro em péssimo estado de conservação
A reportagem teve acesso a imagens das dependências do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Sob intervenção desde setembro de 2013, a unidade de saúde apresenta problemas aparentes de limpeza, manutenção de equipamentos essenciais e deterioração do material. Para completar a situação, pacientes denunciam que precisam levar os ventiladores de casa, porque os do hospital não funcionam. 

Pacientes entraram em contato com a reportagem do Cidadeverde.com e relataram que faltam também lençóis, trazidos de casa por parentes de quem está internado. Além disso, falta manutenção periódica nos condicionadores de ar.


Instalação hidráulica de banheiro
Há denúncia ainda de cadeiras de banho depredadas, torneiras danificadas, colchões e camas estragados e banheiros depredados e sem iluminação, além da falta de suportes para soro. O serviço de nutrição também estaria ignorando a dieta dos pacientes das clínicas.

Uma reclamação grave diz respeito ao serviço de limpeza. Não só ao lixo e mato crescente na lateral dos quartos da clínica cirúrgica, mas na limpeza dos próprios quartos. À noite, só haveria limpeza na emergência, deixando as clínicas esquecidas. Nas fotos, há teias de aranha nas paredes. [Tomógrafo, de suma importância na resolutividade, está sem funcionar há quase um ano, os pacientes são obrigados a fazer tomografia particular]


Melhorias
A enfermeira Clara Leal, designada para dirigir o HEDA em setembro de 2013, admitiu parte dos problemas e revelou que a aquisição de materiais em falta já foi iniciada. No entanto, como os produtos devem ser comprados por meio de licitação, a solução para o reabastecimento do estoque demanda tempo. 

"O hospital ficou com uma dificuldade muito grande de desabastecimento de vários itens desde quando eu cheguei, e nós estamos trabalhando para reabastecer o hospital", disse a interventora, que informa já ter licitado o enxoval, que deve ser entregue nos próximos 30 dias. 


Outra dificuldade diz respeito a peças de reposição para os condicionadores de ar, às vezes não disponíveis no mercado de Parnaíba. Para Clara Leal, esses problemas serão resolvidos paulatinamente. [Unidade de Tratamento Intensiva já tem ficado por vezes sem ar condicionado e quando falta energia o gerado tem vez que não funciona, chegando até faltar combustível para o funcionamento]

Clara Leal disse que conta com funcionários de limpeza para todos os setores durante a noite. "A limpeza está funcionando direitinho. Nós estamos passando por uma reforma, estamos construíndo uma UTI neo-natal mais adequada e qualqur serviço traz transtornos", declarou.


Progressos
Clara Leal explica que sua chegada ao HEDA foi em meio a uma crise, com médicos sem receber salários há quatro meses e UTI fechada. A diretora foi nomeada normalmente para o cargo, mas o governador Wilson Martins verbalmente deu um caráter de intervenção para a presença de Clara Leal. 

"Nosso primeiro trabalho foi focado em reestabelecer o atendimento. Reabrimos a UTI. Depois partimos para fazer o um diagnóstico do hospital", recorda. Segundo Clara Legal, o HEDA já recebeu 75 novos profissionais de diversas áreas, que também passaram por cursos de atualização e capacitação ainda em 2013.  

Ferramentas de gestão foram implantadas e agilizaram o serviço. Os fornecedores, de acordo com a diretora, foram pagos. "Entramos em 2014 com equilíbrio financeiro", atesta. 

Na lista de soluções, o reabastecimento e reclamações de pacientes, serão as prioridades da vez.


Edição do Jornal da Parnaíba | Por Fábio Lima/Cidade Verde

Nenhum comentário: